Paralelo 29

Em virada histórica, Stefani e Pigossi ganham bronze inédito no tênis

Meninas trazem medalha inédita para o Brasil/Foto: Rafael Bello, COB

As tenistas brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi fizeram história na Olimpíada de Tóquio (Japão). Neste domingo, 1º de agosto, a dupla subirá ao pódio para receber a medalha de bronze.

Neste sábado (31), as paulistas conquistaram o bronze das duplas femininas ao derrotarem Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, do Comitê Olímpico Russo, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11.

Gaúcha Mayra Aguiar conquista terceira medalha olímpica da carreira

Primeira medalha na modalidade

É a primeira vez que o Brasil será representado no pódio olímpico do tênis. Nos Jogos de Atlanta (Estados Unidos), em 1996, Fernando Meligeni chegou à disputa do bronze, mas ficou na quarta posição.

A medalha será entregue neste domingo, após a decisão do ouro entre as tchecas Barbora Krejcíkova e Katerina Siniakova e as suíças Viktorija Golubic e Belinda Bencic, as algozes de Stefani e Pigossi na semifinal, em horário a ser definido.

Tóquio: Brasil conquista mais duas medalhas

Dupla entrou na última hora

As brasileiras tiveram a participação confirmada na Olimpíada faltando uma semana para o início, após várias desistências.

Elas estrearam superando Gabriela Dabrowskim e Sharon Fichman, do Canadá, na primeira rodada.

Em seguida, passaram pelas tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, de virada. Nas quartas, surpreenderam (também de virada) as favoritas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, dos EUA, até a queda na semifinal para Golubic e Bencic.

Rebeca Andrade fatura prata, 1ª medalha na ginástica feminina do país

“Não caiu a ficha”, diz Stefani

“Não caiu a ficha do quanto é importante para gente essa medalha. Entramos aos 45 do segundo tempo na Olimpíada e só queríamos representar o Brasil da melhor maneira” disse Stefani.

A tenista fez, ainda, uma declaração de incentivo a outras atletas e futuras atletas a partir de uma frase que ela ouviu e gravou.

“Acreditem meninas, acreditem, sempre. Sonhem e trabalhem duro cada dia que vocês podem conquistar, é o meu recado. Escutei uma frase e escrevi no meu caderno antes de vir pra cá: ‘jogue pelo amor e não pelo resultado’. E foi assim, estamos muito felizes de trazer essa medalha para casa, para o tênis brasileiro”, celebrou Stefani, em comunicado à imprensa.

Brasil ganha ouro no surfe e bronze na natação

Superação em quadra

A partida contra Vesnina e Kudermetova foi de superação a todo instante. Stefani e Pigossi viram as russas abrirem 4 a 1, buscaram o empate, mas cederam uma quebra de serviço e perderam o primeiro set por 6/4.

Na parcial seguinte, o cenário se inverteu, com as brasileiras fazendo 2 a 0 e administrando a vantagem para fecharem o set, também em 6/4.

A medalha seria decidida no match tie-break (melhor de dez pontos, em que os tenistas se alternam no serviço a cada dois saques).

As russas começaram melhor e abriram 9 a 5 no placar, com quatro chances de fechar a partida.

Rayssa é prata em Tóquio

Virada e reconhecimento

As brasileiras não desistiram, salvaram os match points, viraram o marcador e venceram o jogo após um erro de devolução das rivais.

A conquista de Stefani e Pigossi foi celebrada em publicações de Bruno Soares e Marcelo Melo – que também integram a seleção brasileira de tênis em Tóquio – no Instagram.

Além deles, o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, ex-número um do mundo, também comemorou o feito da dupla brasileira pelas redes sociais.

(Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn