A média diária de testes RT-PCR, para diagnóstico da Covid-19, chegou a 130 desde segunda-feira (3), no Centro de Referência da Covid-19, em Santa Maria. Até a semana passada, a quantidade média de coletas ficava entre 20 e 30 por dia, um número de quatro a cinco vezes menor do que o atual.
Ao ser atendida, a maioria dos pacientes em Santa Maria se encontra no terceiro dia de sintomas – leves, em geral – e no oitavo dia de exposição ao vírus.
Confirmada transmissão comunitária da ômicron em Santa Maria
Orientação é que população procure Centro de Referência
Diante do aumento da procura por testes de Covid-19 na cidade, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa a população de que não há falta de insumos para realização dos exames na rede de atendimento do Município.
A população pode procurar o Centro de Referência da Covid-19 (Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes), que funciona em turno estendido, de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 19h, e, aos sábados, das 8h ao meio-dia.
O Centro de Referência atende tanto por agendamento quanto por livre demanda. Os telefones para contato são o (55) 3220-0390 e o (55) 99128-9893 (WhatsApp, somente mensagens).
Covid: Estado emite Avisos para todas as regiões do RS
CENTRO DE REFERÊNCIA DA COVID-19 – Testes RT-PCR
- Horário (turno estendido) – De segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 19h, e, aos sábados, das 8h ao meio-dia
- Onde – Rua Conrado Hoffmann, número 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Covid: Confira a agenda de vacinação em SM até 7 de janeiro
Epidemiologista destaca importância de se vacinar
O médico epidemiologista da Prefeitura de Santa Maria, Marcos Lobato, ressalta a necessidade de a população se vacinar contra a doença. Diariamente, há aplicação dos imunizantes para diferentes públicos. Os locais e horários podem ser conferidos na Agenda de Vacinação, no site da Prefeitura de Santa Maria.
“Quem não se vacina é como beber e dirigir um carro, isto é, assumir um risco muito sério. A vacina não evita que a pessoa pegue o vírus, mas reduz a chance de o paciente ter sintomas graves e de internação. O vírus circula muito mais entre pessoas não vacinadas”, afirma Lobato.
Covid: Santa Maria registra 19 casos suspeitos de ômicron
“A pandemia ainda não acabou”, diz secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, também reforça a necessidade de a população manter os cuidados e se vacinar. Ribas ressalta que, nesta quarta-feira (5), foram confirmados os primeiros 16 casos da variante Ômicron do coronavírus em Santa Maria e que os protocolos sanitários ainda precisam ser cumpridos.
“A pandemia ainda não acabou. Nós precisamos manter os cuidados, e já temos a receita para seguir. Uso correto da máscara, higienização das mãos, distanciamento social e realização dos testes quando for necessário. E o principal, a vacina. As pessoas precisam completar o ciclo vacinal. Os imunizantes estão à disposição da população. A vacinação é essencial para continuarmos firmes e trazermos prevenção e proteção para a população de Santa Maria”, explica Ribas.
Covid: Santa Maria registra segunda morte em dezembro
SAIBA ONDE SE VACINAR
Acesse a Agenda de Vacinação no site da Prefeitura de Santa Maria e saiba onde e quando completar o seu ciclo vacinal
A população também pode procurar informações sobre os testes (RT-PCR e testes rápidos) junto à unidade de saúde mais próxima da sua residência.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)