Um fato inusitado para o Aeroporto de Santa Maria: uma aeronave de resgate aéreo da Swiss Air-Rescue Rega, empresa da Suíça especializada neste tipo de serviço, aterrissou no terminal na noite de sexta-feira (7).
O jato-ambulância Challenger 650 veio a Santa Maria para o transporte de um paciente suíço que sofreu acidente durante turismo de aventura na Região Central do Estado. A aeronave decolou já neste sábado (8) de volta à Suíça. Segundo informações, o quadro de saúde do paciente é estável.
A partir deste sábado, SM terá mais um voo direto para Florianópolis
Operação de grande porte
Conforme o superintendente de Operações Aéreas, Aleques Martins, uma operação de logística e segurança foi organizada para receber o jato-ambulância no aeroporto e para garantir o bem-estar do paciente.
“A Swiss Air-Rescue Rega é uma das maiores empresas de transporte de enfermos do mundo. Os números dos serviços prestados por ela são assombrosos. Nós entendemos que, infelizmente, o motivo que traz a aeronave para Santa Maria não é de se comemorar, afinal, é um resgate, mas ficamos gratos por poder auxiliar nesta operação”, comentou.
Tragédia em Minas: já são sete mortos no cânion de Capitólio
Como foi o voo de resgate
O voo de resgate do paciente que esteve em Santa Maria é intercontinental e contou com quatro pilotos a bordo, que alternam o comando da aeronave durante a travessia. O jato-ambulância Challenger 650 possui uma maca multifuncional, especialmente projetada, e uma cabine mais leve e à prova de som.
Fundada em 1952, a Swiss Air-Rescue Rega é um serviço de resgate aéreo privado sem fins lucrativos que depende de financiamento voluntário para manter as operações. A sede fica no Aeroporto de Zurique, na cidade de Kloten.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)