O plano de ação apresentado por Santa Maria e outros municípios da região para conter o avanço da Covid-19 não prevê nenhum tipo de restrição. O material, entregue nesta sexta-feira (21) ao governo estadual, foca na vacinação, na testagem, no atendimento e na comunicação para prevenir a disseminação do vírus.
A Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) chegaram à conclusão que não há, no momento, necessidade de impor restrições “além das já definidas pelo governo do Estado”.
Covid: estados começam a enviar informações sobre vacinação ao STF
Ampliação da vacinação
Uma das ações listadas tem como foco a vacinação e prevê a possibilidade de aplicação das doses em finais de semana e feriados em horários variados (mais de um turno). Essa prevê que as prefeituras deverão divulgar a importância da vacinação.
“Será fundamental nessa ação a comunicação orientativa sobre quando e onde vacinar, e a importância da segunda dose e a importância de completar o esquema vacinal”, destaca o documento elaborado pelos gestores municipais.
Paralelamente, haverá um controle com métricas para acompanhar o desempenho da vacinação, com o número de pessoas com o esquema vacinal completo, controle do estoque de vacinas e o número de doses aplicadas e registradas.
Covid: Santa Maria reabre pré-cadastro para vacinação de crianças
Testagem e rastreamento de doentes
Outra ação prevê uma política de testagem com equipe de monitoramento dos contatos de pessoas que testarem positivo para a Covid-19. O resultado esperado é a “criação de uma política local de testes clara e orientativa sobre a testagem de contatos com fluxos definidos”.
Além disso, as prefeituras irão acompanhar e avaliar o rastreamento de pessoas testadas e de seus contatos como forma de controle.
Essa política de testagem também prevê a divulgação diária de materiais orientativos e educacionais buscando a adesão da população aos testes disponíveis.
Ainda em relação à testagem, o plano prevê a ampliação do número de testes e maior oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo testagem rápida (swab nasal), além de PCR.
Covid: Santa Maria confirma terceira morte em janeiro
Fiscalização do uso da máscara
Os municípios também preveem ações de fiscalização. Em um primeiro momento, a ideia é aplicar a fiscalização orientativa, a cargo da Vigilância Sanitária. O objetivo é “orientar a sociedade em relação aos protocolos sanitários, medidas de proteção individual e cuidados com os ambientes, lotação máxima, controle de aglomeração, uso correto de máscara e distanciamento físico”.
Já a fiscalização punitiva prevê a aplicação de sanções administrativas ou civis sobre o não cumprimento de medidas determinadas, entre elas, abertura ou fechamento de atividades, horários de funcionamento, número de pessoas e protocolo sanitário.
O plano prevê “fiscalizar a correta implementação das determinações legais e dos protocolos sanitários: uso correto de máscara, distanciamento e lotação máxima, ventilação, higiene e aglomeração”.
Covid: testes rápidos estão incluídos nos planos de saúde
Atendimento médico a todos os pacientes
Na área de atendimento aos pacientes, o plano prevê atendimento médico ambulatorial a toda a população com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Já a atenção médico hospitalar, a cargo do Estado, engloba o atendimento hospitalar médico ambulatorial a todos os pacientes, com leitos Covid, UTI, pessoal, medicamentos, profissionais e equipamentos e estrutura adequada para atendimento hospitalar e ambulatorial com toda a equipe de saúde necessária aos pacientes com resultado positivo para Covid-19.
Conforme o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, que representou a Prefeitura de Santa Maria na reunião da AM-Centro, os gestores municipais avaliaram o cenário da pandemia na região a partir das internações hospitalares por Covid-19.
Covid: Santa Maria vacina 470 crianças no primeiro dia de vacinação infantil
Secretário destaca importância da vacinação
Segundo Falk, embora haja um aumento de casos positivos da doença, as internações não aumentar na mesma velocidade, o que prova que as vacinas funcionam e reduzem os sintomas para leves em caso de infecção.
“Sendo assim, reforçamos a necessidade de seguir com os protocolos de segurança sanitária, como uso do álcool em gel 70%, máscara de proteção facial bem colocadas e o distanciamento social”, ressalta o secretário.
Dessa forma, o Plano de Ação da Região Modelo 3 As para Covid-19 está valendo para os municípios da Região Central. Porém, ficou definido que cada cidade poderá definir novas regras a partir de decretos executivos, desde que não entrem em conflito com as diretrizes estaduais.
CONFIRA O PLANO DE AÇÃO
Plano de Ação da Região Modelo 3As
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)