Paralelo 29

Morre Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo

Foto: Reprodução, Facebook

O escritor Olavo de Carvalho, um dos principais influenciadores do governo Bolsonaro, morreu nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, onde vivia. A informação foi dada pela família nas redes sociais.

Olavo de Carvalho deixa esposa, oito filhos e 18 netos. Segundo a família, ele estava internado em um hospital da região de Richmond, no estado americano da Virgínia. A família não informou a causa da morte.

Considerado guru do bolsonarismo, Olavo foi um grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e era considerado um dos principais influenciadores da extrema-direita brasileira. Era um dos ideólogos de Bolsonaro e seus filhos.

Tinha várias obras (mais de 30), entre livros e ensaios, e dava cursos online. Suas manifestações geraram uma série de polêmicas, entre elas a de que os Beatles tinham uma espécie de pacto com o satanismo.

Ministro do STF suspende parte de decreto que trata de cavernas

Escritor minimizou pandemia

Um de seus cursos pela internet, neste mês, foi suspenso pelo fato dele ter contraído Covid, como o próprio Olavo informou. Sobre a pandemia de Covid-19, o escritor sempre minimizou o vírus, afirmando ser “uma historinha de terror para acovardar a população”.

Também fez críticas às vacinas, em especial à Coronavac, e a medidas como isolamento social e uso de máscara para evitar a disseminação da doença. Ao mesmo tempo, defendeu medicamentos do chamado Kit Covid, como a hidroxicloroquina.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Filha diz que ele morreu de Covid

Embora a família não tenha informado a causa da morte, uma das filhas do escritor, sua desafeta, afirmou ter sido Covid-19. Olavo já tinha problemas de saúde e no último dia 16, anunciou ter se infectado com o novo coronavirus.

No ano passado, o escritor chegou a ser internado no Brasil. Ele ficou hospitalizado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, entre os meses de julho e agosto. Ele tinha problemas cardíacos.

No twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do escritor: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.

(Com informações da Agência Brasil e do site UOL).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn