Paralelo 29

Prédio inacabado da Rio Branco não teve nenhum comprador

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Nenhum comprador se interessou pelo prédio inacabado Condomínio Galeria Rio Branco, que a Prefeitura de Santa Maria colocou à venda. Um novo edital será lançado, com uma nova data, para mais uma tentativa de venda.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, “o edital licitatório para alienação do prédio denominado Condomínio Galeria Rio Branco, na Avenida Rio Branco, resultou deserto”.

A abertura das propostas estava marcada para a manhã desta terça-feira (25). Entretanto, segundo a Secretaria Extraordinária de Comunicação, “o Executivo Municipal já trabalha em um novo edital para vender o local e cumprir o objetivo de solucionar a demanda que já é histórica”.

Empresas realizam mutirão para retirar fios de postes da Avenida Rio Branco

Uma ferida aberta a meio século

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o governo municipal tem buscado alternativas para resolver definitivamente a situação do prédio de 17 andares, que se arrasta por mais de 50 anos.  

Conforme o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, alguns interessados em participar da licitação chegaram a visitar o prédio para avaliar a viabilidade de compra. No entanto, nenhum demonstrou interesse em fazer uma oferta no edital. 

Estudo para recuperação da Gare deve estar pronto em 2 meses

Duas soluções para um problema

A Prefeitura de Santa Maria segue as normas da Lei Municipal 6.429, aprovada em 2019, que prevê duas soluções possíveis para o referido imóvel: alienação e permuta por área construída, nessa ordem necessariamente. A alienação do imóvel consiste na venda do mesmo.

O condomínio, que fica no Centro de Santa Maria, começou a ser construído nos anos 60, mas as obras pararam na década seguinte e nunca mais foram retomadas.

Qual sua proposta para o Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria?

Demolição chegou a ser cogitada

O Ministério Público entrou com uma ação civil pública nos anos 90 para que a estrutura fosse demolida. Contudo, a demolição seria muito cara, além de causar impacto na vizinhança. Por isso, acabou descartada.

Na segunda administração do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a Prefeitura arrecadou o prédio inacabado. De lá para cá, houve algumas tentativas de permutar a área e de venda. O valor inicial de venda do imóvel é R$ 2,3 milhões.

Laudo de engenheiros civis da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) apontou que a estrutura não oferece nenhum risco e pode ser aproveitada para conclusão do prédio.

(Com informações da Secretaria Extraordinária da Prefeitura de Santa Maria).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn