Paralelo 29

Covid: Santa Maria confirma 6 mortes, entre elas a de uma criança

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

A Prefeitura de Santa Maria confirmou, no boletim desta quinta-feira (27), seis mortes decorrentes da Covid+19. São cinco idosos e uma criança de 7 anos. Há meio ano, a cidade não divulgava um boletim com esse número de óbitos.

Esse é o maior número de óbitos de Covid divulgados em um único boletim de 2022. No entanto, uma das mortes ocorreu em dezembro e só foi confirmado agora. O paciente se infectou em novembro e morreu no mês seguinte.

Em janeiro de 2022, já são 10 mortes por complicações da Covid em Santa Maria. Com esses novos registros, Santa Maria soma 846 mortes associadas ao coronavírus desde 14 de maio de 2020, quando morreu a primeira vítima por complicações da Covid-19 no município. Há três dias, havia cinco mortes.

Covid: Brasil bate novo recorde de casos registrados em 24h

AS VÍTIMAS – BOLETIM DE 27 DE JANEIRO

  • Mulher, 93 anos, com registro de doença neurológica crônica. Em 22 de janeiro, teve o diagnóstico para a Covid-19. No dia seguinte, deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A paciente morreu em 24 de janeiro
  • Homem, 88 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica e pneumopatia crônica. Em 18 de janeiro, teve o diagnóstico para Covid-19. Na mesma data, deu entrada no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (HCCA). Morreu em 24 de janeiro
  • Criança de 7 anos, com registro de síndrome de down e doença cardiovascular. Em 23 de janeiro, teve diagnóstico positivo para Covid-19. Na mesma data, deu entrada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Não há informações sobre o sexo da criança. Ela morreu em 24 de janeiro
  • Mulher, 75 anos, com registro de diabetes, obesidade e imunodeficiência. Em 13 de janeiro, teve diagnóstico para Covid-19. Na mesma data, deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), sendo transferida para a UTI em 19 de janeiro. Morreu em 25 de janeiro
Covid: cenário é de piora na ocupação de leitos de UTI
  • Homem, 72 anos, com registro de diabetes, doença cardiovascular e doença neurológica. Em 22 de janeiro, teve diagnóstico para Covid-19. Na mesma data, deu entrada na UTI do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (HCCA). Morreu em 25 de janeiro
  • Homem, 74 anos, com registro de doença cardiovascular. Em 28 de novembro de 2021, teve o diagnóstico para Covid-19. Em 7 de dezembro deu entrada na UTI do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Morreu em 7 de dezembro.
Covid: casos em acompanhamento mais do que dobram em uma semana

Janeiro de 2021 tinha quatro vezes mais mortes

O boletim desta quinta-feira é o que tem o maior número de mortes relacionadas à Covid em Santa Maria desde 27 de julho do ano, quando a Prefeitura confirmou sete óbitos.

Apesar do número alto, janeiro deste ano registra quatro vezes menos mortes associadas à Covid-19 do que em janeiro do ano passado. Ou seja, em 27 de janeiro de 2021, há exatamente um ano, quando ainda não havia vacinação, Santa Maria tinha 41 vítimas fatais da doença no mês.

Sem restrições, plano regional para conter Covid aposta em vacinação e testagem

Alertas para a região e para todo o RS

No entanto, o sinal de alerta já se acendeu para Santa Maria e região, assim como para todo o Rio Grande do Sul desde o início de 2022. Na última terça-feira (25), o governo do Estado colocou todas as regiões em Alerta, o segundo para a região de Santa Maria.

Nesta sexta-feira tem vacinação de crianças de 5 a 11 anos/Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Isso significa que todas as 21 regiões Covid têm que enviar planos de ação para o governo estadual apontando medidas que irão adotar para conter o avanço do vírus. Na semana passada, a região de Santa Maria enviou o seu plano de ação, porém sem adotar nenhum tipo de restrição.

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) decidiram ampliar a vacinação e a testagem e garantir leitos para atender os doentes, além de reforçar a fiscalização e campanhas de conscientização.

Covid: Brasil registra 6 vezes mais casos diários que em dezembro

Sexta para vacinação das crianças

Quanto à vacinação, Santa Maria tem campanha, nesta sexta-feira (28), para aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos cujos pais e responsáveis preencheram o pré-cadastro no site da Prefeitura.

Serão vacinadas crianças com comorbidade ou deficiência permanente das 8h às 11h30min, em oito locais. Confira aqui a agenda de vacinação com os locais.

A agenda de vacinação da próxima semana ainda não foi divulgada pela Prefeitura de Santa Maria, o que deverá ocorrer possivelmente no final de semana.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn