Depois das escolas estaduais, que começaram o ano letivo na segunda-feira (21). nesta quarta-feira (23) será a vez de 20 mil alunos e de dois mil servidores da rede municipal de ensino de Santa Maria retomarem as aulas. A Secretaria Municipal de Educação definiu dois objetivos para este ano: busca ativa dos alunos, incentivada pela campanha #VemPraEscola, e a recuperação da aprendizagem, prejudicada pela pandemia de Covid-19.
“Entre tantos os desafios que teremos para o ano letivo de 2022, temos duas grandes frentes de trabalho. Uma delas é a busca ativa, que trabalharemos a partir da campanha hashtag Vem Pra Escola. Uma forte ação de trazer nossas crianças e estudantes novamente para dentro do ambiente escolar”, ressalta a secretária de Educação, Lúcia Madruga.
“Todos vivemos a pandemia e sabemos o quanto eles ficaram vulneráveis e tiveram perdas de ordem cognitiva, emocional e social. E a partir disso vem o trabalho intenso na recuperação da aprendizagem, com nossos alunos dentro das escolas”, explica a secretária.
Pozzobom anuncia reajuste de 18,89% para servidores
Prefeitura irá atrás de estudantes
A campanha ocorre em toda a cidade, com foco nas comunidades próximas das escolas municipais. A ação é uma continuidade da Patrulha da Matrícula, feita pela Prefeitura, por meio da Smed, no final de 2021, em que equipes da pasta municipal foram aos bairros de Santa Maria conversar com moradores sobre a importância de manter crianças e adolescentes na escola.
Na ocasião, a Prefeitura de Santa Maria equipou um ônibus escolar com computador e internet, para auxiliar pais e responsáveis a fazerem as solicitações de vagas para os estudantes.
Última semana para aproveitar os descontos de fevereiro no IPVA
Combate à evasão escolar
Para a #VemPraEscola, a Smed conta com funcionários especializados no combate à evasão escolar e na busca ativa de alunos. Esta equipe será ampliada dentro da pasta.
O trabalho é feito em conjunto com as escolas e parceiros, como os Conselhos Tutelares e o Ministério Público Federal, e consiste em visitas às residências dos estudantes para entender o cenário ao qual a criança ou adolescente se encontram e por que não frequentam as aulas. Além disso, cada instituição de ensino da RME faz ações de busca ativa e acionam a Secretaria de Educação quando necessário.
Cineasta busca apoio para filme sobre manobras que fizeram o Brasil se endividar
A ESTRUTURA DA REDE MUNICIPAL EM SANTA MARIA
- 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
- 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
- Entre EMEFs e EMEIs, nove são escolas rurais ou do campo
- Uma Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
- Uma Escola de Artes
- Três escolas conveniadas
- Total – 80 escolas
Cerca de 20 mil alunos atendidos
- Seis mil na Educação Infantil
- 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Mais de 2 mil funcionários
- 1.543 professores
- 269 servidores públicos
- 230 terceirizados
- 280 estagiários
Oreco vai ganhar equipamentos para academia
Campanha já está na rua
A campanha para incentivar a frequência escolar é executada pela Secretaria Extraordinária de Comunicação, que fez a identidade visual. Os personagens que aparecem em fotos, cards, outdoors e vídeos são estudantes, professores e funcionários da rede municipal de educação de Santa Maria.
O objetivo é aproximar cada comunidade da escola mais próxima. Assim, quando o aluno que não frequenta mais as aulas, poderá reconhecer as pessoas nas peças publicitárias e terá mais identificação com o propósito da campanha.
UFSM define retorno presencial com passaporte de vacinação
Governo municipal conta com apoio
A ação é promovida pela Prefeitura, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Arquidiocese de Santa Maria, de outras instituições de ensino do Município e de parceiros.
As atividades da #VemPraEscola e do ano letivo de 2022 da Rede Municipal são regradas pelos protocolos atualizados pelo Estado no combate à Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação. A Smed prima pelo cuidado e pela precaução, dentro da autonomia de cada escola.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)