O governo do Estado manteve os alertas para todas as regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul pelas próximas duas semanas. Assim, o Estado estará em alerta para o coronavírus pela quinta e sexta semana seguidas.
O Gabinete de Crise, que monitora os dados da pandemia no Estado, realizou reunião nesta terça-feira (22) e decidiu manter todo o Rio Grande do Sul em alerta pelos próximos 14 dias, mesmo com uma queda na velocidade do avanço da doença em diversas regiões.
Conforme o governo gaúcho, nas duas últimas semanas houve um declínio na velocidade do avanço da Covid-19, contudo os patamares seguem muito altos, o que pode resultar numa retomada da trajetória de crescimento.
Covid: Santa Maria confirma mais sete mortes
Carnaval e aulas serão monitorados
Devido ao aumento de circulação de pessoas por conta do Carnaval e do retorno às aulas, a tendência atual de queda lenta poderá ser afetada.
Os alertas serão mantidos até que o Estado tenha o resultado do impacto causado pela alta circulação de pessoas e até que as informações sobre a pandemia estejam totalmente atualizadas, caso existam subnotificações.
O governador Eduardo Leite (PSDB), que participou da reunião do Gabinete de Crise, destacou mais uma vez a importância da imunização dos gaúchos.
“A menor repercussão em relação à ocupação de leitos e a óbitos, comparados ao aumento expressivo de casos confirmados neste ano, está diretamente ligada ao avanço da vacinação do Estado”, disse o governador.
Covid: Semana terá vacinação até sábado com quatro ações para crianças
Governador reforça apelo pela vacinação
Leite fez um apelo para que a população e os gestores públicos se engajem na campanha de vacinação para que todos os gaúchos completem a imunização, evitando, assim, o agravamento da doença e também diminuindo a carga viral no caso de contágio.
Atualmente, 74,9% dos gaúchos estão com o calendário de vacinação em dia. No entanto, em relação à dose de reforço da população adulta, somente 39,5% receberam a terceira dose. Já os gaúchos que fizeram apenas uma dose somam 84,6% da população do Estado.
O governo estadual ressalta também que, além do estímulo à vacinação, as regiões devem agir localmente para reduzir o risco de contágio, ampliando e mantendo a fiscalização do cumprimento de protocolos obrigatórios.
Governo mantém alertas sobre Covid para todo o Estado pela quarta semana seguida
Todos os indicadores tiveram redução
Na última semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 12%, com incidência semanal de 688 casos por 100 mil habitantes.
O número de internados com confirmação e suspeita de coronavírus reduziu em 244 pacientes. Desses, 162 em leitos clínicos e 82 em leitos de UTI. Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs no Rio Grande do Sul é de 60,9%.
Em relação aos óbitos, 337 pessoas foram vítimas da doença, com média de 48,1 óbitos por dia, o que representa uma redução de 16%, comparando com a semana anterior.
(Com informações do governo do RS)