A Festa do Peixe, Pão e Vinho, realizada no distrito de Boca do Monte, já tem data marcada: dias 2 e 3 de abril. O evento, que terá cinco shows, marcará a retomada das festas distritais que eram realizadas pela Prefeitura de Santa Maria antes da pandemia.
Além das apresentações musicais, a Festa do Peixe, Pão e Vinho terá produtos da agricultura familiar e outras atrações, como gastronomia, artesanato, passeio ciclístico, passeio de jeep e brinquedos para crianças. O evento ocorrerá em espaço anexo ao Valdir´s Bar, na Rua João Éden, próximo à Subprefeitura de Boca do Monte.
Cadastre-se no Programa Nota Fiscal Gaúcha e concorra a prêmios
PROGRAMAÇÃO
- Onde – Espaço anexo ao Valdir’s Bar (Rua João Éden, no distrito de Boca do Monte, próximo à subprefeitura)
- Quando – 2 e 3 de abril (sábado e domingo)
- Quanto – Entrada gratuita
Santa Maria é uma das 20 cidades melhores cidades brasileiras para empreender
SHOWS PREVISTOS
- Ildomar Martins – 2 de abril, das 16h às 18h
- De Alma Gaúcha – 2 de abril, a partir das 20h
- Us Guris – 3 de abril, das 14h às 16h
- Grupo Sanfona – 3 de abril, das 16h às 18h
- Duplo Astra – 3 de abril, a partir das 18h
Vila Belga: empreiteira começa a recuperação do calçamento
“Momento de integração e de mostrar o que é produzido”
A Secretaria de Desenvolvimento Rural atua na organização das bancas e na divulgação, além de prestar assessoria técnica aos feirantes. O titular da pasta, Rodrigo Menna Barreto, comemorou o retorno das festividades e comentou a primeira festa depois da pandemia de Covid-19.
“É um momento de integração entre as comunidades do Interior, ao mesmo tempo em que é uma oportunidade dos moradores da cidade conhecerem a riqueza do que é produzido na zona rural de Santa Maria”, explica Menna Barreto.
“Estamos muito felizes de participar dessa retomada, com segurança para a saúde de todos e com mais esse incentivo à economia da agricultura familiar, já que a festa também é uma ocasião propícia ao comércio”, afirma o secretário.
INTERNET. Quarteto de espaços independentes se une em parceria, sem perder a sua individualidade
Festas começaram na administração Schirmer
As festas nos distritos de Santa Maria começaram na administração do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) como parte de um projeto de turismo rural. Em março de 2015, a Prefeitura lançou o Pátio Rural, uma convergência das festas do interior com o objetivo de desenvolver tanto o turismo rural como o turismo urbano.
Na época, a Secretaria de Desenvolvimento Rural promovia o evento juntamente com a Secretaria de Turismo, que foi a pasta que concebeu os programas. Menna Barreto já era secretário de Desenvolvimento Rural na época. Na ocasião do lançamento do Pátio Rural, em 26 de março de 2015, ele detalhou a concepção do evento.
“Em resumo, eu diria que o Pátio Rural será como as antigas quermesses, com mesa farta e variada, produtos coloniais, alimentação com pratos típicos do interior, atrações culturais, a produção de nossos programas como fruticultura, peixes, aves coloniais, carne de cordeiro, o artesanato, a agroindústria e a música para animar o encontro entre visitantes e produtores”, disse Menna Barreto.
Dos nove distritos que compõem a zona rural de Santa Maria, oito têm festas oficialmente promovidas pela Prefeitura. Apenas o Passo do Verde não tem uma festa com essas características, porém a comunidade do balneário costumava realizar uma festa anual, que era conhecida como Festa do Passo do Verde.
Região de Santa Maria é oficialmente reconhecida como Berço dos Dinossauros
AS FESTAS DISTRITAIS
- Festa do Marreco e das Hortaliças – Arroio Grande
- Festa do Porongo e do Porco Assado – Arroio do Só
- Festa do Cordeiro e da Mandioca – São Valentim
- Festa do Peixe, Pão e Vinho – Boca do Monte
- Festa do Arroz de Rei – Palma
- Festa da Soja – O grão de Ouro – Santa Flora
- Festa da Massa e da Galinha de Panela – Santo Antão
- Festa do Matambre e da Cerveja – Pains
- Festa do Distrito do Passo do Verde – Este é o único distrito que não tem uma festa oficial da Prefeitura, embora a comunidade local realize um evento
Servidores da Prefeitura têm curso sobre a Lei de Liberdade Econômica
Apoio à agricultura familiar
A Prefeitura de Santa Maria conta com iniciativas de incentivo à fruticultura, horticultura, piscicultura, à produção de leite, à criação de frango colonial e à produção de madeira.
Segundo Menna Barreto, é um trabalho de acompanhamento integral que se reflete diretamente na qualidade dos produtos ofertados semanalmente nas feiras livres do município.
“Os produtores que se inscrevem recebem vistoria por técnicos da secretaria e da Emater, que orientam desde o plantio até a comercialização. Analisamos todo o sistema de produção, como o tipo de solo e de relevo, a disponibilidade de água do distrito. Enfim, é uma análise completa da propriedade para que o agricultor tenha o melhor rendimento possível”, explica o secretário.
Quem quiser participar nos programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural deve ir até a sede da pasta, na Avenida Medianeira, 141, das 7h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, e realizar a inscrição.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)