A Secretaria de Mobilidade Urbana instalou redutores de velocidade nos dois sentidos da Avenida Rio Branco, uma das principais vias de Santa Maria e que, por isso, tem intenso fluxo de veículos.
A sinalização horizontal, conhecida como traffic calming, fica nos trechos próximos às ruas Daudt e Ernesto Beck. Trata-se de um afunilamento feito de tachões para diminuir a velocidade dos veículos que trafegam na via. Essa é quarta inserção deste tipo em vias de Santa Maria.
Como a Rio Branco é uma avenida de pista com mão dupla, nos dois sentidos, a sinalização instalada tem como objetivo chamar a atenção dos motoristas para reduzir a velocidade e também para evitar acidentes.
Na Rio Branco, esquina com a Rua Vale Machado, já existe controlador de tráfego (pardal) desde julho do ano passado. A velocidade máxima permitida no local é de 50 km/h.
Blitz educativa realizada pela Prefeitura aborda mais de 100 veículos
Cruzamentos sinalizados
Os redutores foram colocados nas pinturas em amarelo e tachões na divisão de pista, próximos com os cruzamentos que dão acesso à Rua Daudt e à Rua Ernesto Beck. Esse conjunto de medidas para a moderação do tráfego motorizado é uma alternativa para alertar os motoristas a reduzirem a velocidade dos veículos, além de evitar acidentes.
O traffic calming também está instalado em outras três vias públicas. Em janeiro deste ano um redutor foi instalado na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, próximo à Rua Bege, no Bairro Patronato, região Centro-Oeste da cidade.
Há redutores em duas faixas de pedestres da Avenida Nossa Senhora das Dores, entre a Alameda Buenos Aires e a Avenida Osvaldo Cruz, que foram instalados em dezembro de 2021.
Os itens também foram alocados próximos a uma creche e ao Santuário de Schoenstatt. No Bairro Menino Jesus, região Nordeste da cidade, há redutor de velocidade na Rua Aníbal García Barão esquina com a Rua Gomes Carneiro.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)