Paralelo 29

Feirão Colonial completa 30 anos neste sábado com homenagem à irmã Lourdes

Foto: Divulgação

O Feirão Colonial completa 30 anos neste sábado (2). O dia será marcado pelo lançamento da 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e por uma homenagem à irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, que está deixando Santa Maria. O Centro de Referência de Economia Solidária fica no Bairro Nossa Senhora Medianeira, região Centro Urbano de Santa Maria. O evento começará às 9h30min.

Realizado nas manhãs de sábado, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, o Feirão Colonial se tornou referência na América Latina como organização de Economia Solidária.

Arcebispo confirma transferência de irmã Lourdes para o Maranhão

Projeto reúne agricultores familiares

Criado em 1º de abril de 1992, com a participação efetiva de grupos rurais e uranos associados ao Projeto Esperança/Cooesperança e consumidores, o Feirão Colonial comercializa produtos orgânicos e da agricultura familiar.

Segundo material divulgado pela assessoria, a gestão do Feirão Colonial é feita de forma colegiada, participativa, interativa e autogestionária entre a equipe do Projeto Esperança/Cooesperança e os grupos associados, nos diversos segmentos de atuação, fortalecendo a Economia Solidária e a Agricultura Familiar.

“A comercialização ocorre de forma direta entre o produtor e o consumidor. No Feirão, o consumidor conhece quem produziu o alimento e, ao mesmo tempo, cria-se uma relação de confiança mútua, solidária, comprometida e interativa”, diz o material divulgado.

Comitê vai ao arcebispo pedir permanência de irmã Lourdes na cidade

Irmã Lourdes será homenageada pela Assembleia Legislativa

Em homenagem à irmã Lourdes Dill, 70 anos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alrs), presidida pelo deputado estadual santa-mariense Valdeci Oliveira (PT), entregará à religiosa a medalha Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho.

A história do Feirão Colonial se confunde com a trajetória da irmã Lourdes, que há 35 anos chegou em Santa Maria. A feira deste sábado marca o início da transferência da religiosa para sua nova missão no município de Barra do Corda, no Maranhão. Fechando a programação, será lançada a revista “O Legado de uma Utopia Chamada Esperança”.

Irmã Lourdes se despede de Santa Maria homenageada pela Assembleia Legislativa do RS/Foto: Divulgação

Em discurso na Câmara, Pimenta pede que Igreja não transfira Irmã Lourdes

Lançamento da Feicoop 2022

O sábado também será marcado pelo lançamento da 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que este ano ocorrerá entre os dias 15 e 17 de julho, em Santa Maria. As inscrições para o evento estão abertas pelo site: https://cooesperanca.wixsite.com/novosite/28%C2%AA-feicoop-2022.

Com a transferência de irmã Lourdes Dill para o Maranhão, esta será a primeira Feicoop sem a religiosa no comando do evento. O novo coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança é José Carlos Peranconi, o Zeca.

Deputado santa-mariense faz apelo para que irmã Lourdes não seja transferida

Arcebispo deve enviar representante

Conforme informações apuradas pelo site Paralelo 29, o arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, não irá à solenidade deste sábado. Dom Leomar, que está sendo bastante criticado pela transferência da religiosa, deverá enviar um representante.

Em dezembro do ano passado, o novo arcebispo de Santa Maria, que tomou posse em agosto, anunciou a transferência de irmã Lourdes e mudanças em projetos que eram coordenados pela religiosa.

Ainda em dezembro, antes mesmo de assumir a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira foi a primeira pessoa pública a pedir que a Arquidiciose de Santa Maria revogasse a transferência da coordenadora do Projeto Esperança /Cooesperança.

Depois, várias lideranças da cidade e de outras partes do país e até do Exterior se manifestaram pela permanência da freira em Santa Maria.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn