Paralelo 29

Prefeitura inclui 10 recicladores no Cadastro Único do governo federal

Foto: Guilherme Brum, SEC, PMSM

A Prefeitura de Santa Maria cadastrou 10 recicladores no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal no primeiro mutirão para incluir esses trabalhadores no cadastro que dá direito a benefícios. A Secretaria de Desenvolvimento Social começou o mutirão neste sábado, na Associação Comunitária do Km2.

Nessa primeira etapa de cadastramento, a pasta conseguiu cadastrar seis homens e quatro mulheres, sendo que, em média, cada família tem de quatro a cinco pessoas.

Santa Maria distribuiu 2,8 milhões de litros de água potável

Benefícios sociais dos governos federal e estadual

Ao ser inscrito no CadÚnico, o cidadão tem direito a benefícios sociais dos governos federal e estadual, com descontos das contas de água e luz, e acesso aos programas Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Devolve ICMS, entre outros direito.

Além de receber os interessados na Associação Comunitária, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social fez a busca ativa, indo até as casas das ruas no entorno da associação. Professoras da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) participaram da iniciativa para levantar se as famílias precisavam de vagas em escolas públicas. 

“É muito importante que as pessoas mais vulneráveis estejam cadastradas no CadÚnico, porque é a única maneira de conseguirem benefícios de renda do Poder Público. Portanto, a Prefeitura de Santa Maria, empenha mais esse esforço para alcançar esse público”, explica a assistente social Claudemara Tolotti, gestora do Cadastro Único na Prefeitura. 

Mesa Brasil, programa de combate à fome, tem nova sede em SM

“Eu preciso disso, não tenho nada”, diz recicladora

A recicladora Maria de Fátima, 60 anos, é uma das beneficiadas. A trabalhadora disse que esperava há muito tempo por uma oportunidade de conseguir auxílio do governo. 

“Tenho muita fé em Deus. Estava pensando que um dia teria meu dinheirinho de volta. Hoje saí de casa e encontrei vocês. Eu preciso disso, não tenho nada. Glória a Deus e a vocês também, que dão apoio. Tem que dar apoio para quem mais precisa”, agradeceu Maria.

Auxílio Municipal: 1,6 mil ainda não retiraram cartão; prazo é prorrogado

Próxima ação será no Diácono Pozzobon

No próximo sábado (9), o mutirão ocorre na sede do antigo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Leste, na Rua Hilda Conceição Colussi Berleze, 653, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, na região Centro-Leste de Santa Maria, das 8h30min ao meio-dia.

O trabalho também será para atender exclusivamente famílias de recicladores e as recomendações são as mesmas: documento de identificação e comprovante de residência. Nesta ação, também ocorre auxílio para emissão de documentos de identidade, caso as pessoas não os tenham.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn