A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituição da Sedac – abre inscrições para a oficina Projetos Culturais Para Cinema – Mostras, Festivais e Exposições de Audiovisual.
A atividade, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será ministrada por Jaqueline Beltrame. Interessados em participar podem se matricular até o dia 24 de abril neste link.
SM: Maturidade Ativa Sesc está com inscrições abertas em 11 oficinas
Um mês de curso
O curso será realizado de 25 de abril a 25 de maio (segundas e quartas-feiras), das 9h às 12h, presencialmente, na sala do Centro de Desenvolvimento e Expressão – CDE, localizada no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
A atividade conta com o apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e CCMQ – equipamentos culturais vinculados à Sedac -, além do Sistema Estadual de Cultura.
“Pretendo compartilhar conhecimentos sobre como realizar projetos de exibição audiovisual, dividindo as aulas em festivais, mostras e exposições, abordando as etapas que têm em comum suas diferenças, o papel de produção e curadoria, entre outros temas”, destaca Jaqueline.
O projeto é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.
Mais de 27 mil estudantes retomam aulas presenciais na UFSM
O PROGRAMA
• Da ideia à execução
• Como formatar um projeto cultural – base e especificidades
• Possibilidades de financiamento
• Mostras, festivais e vídeo instalações: diferenças entre projetos
• Produção executiva de projetos de exibição audiovisual
Exercícios
• Descrever o projeto, seu perfil e objetivo
• Montar o orçamento do projeto
• Definir necessidades de produção
• Desenvolver possibilidades de financiamento do projeto
Santa Maria: programa oferece atividades físicas gratuitas
Quem é a ministrante
Jaqueline Beltrame é produtora de projetos em diversas áreas da cultura, com foco em Cinema e Artes Visuais. Atua elaborando projetos para leis de incentivo e editais, gerência e execução de projetos, com domínio de todas as etapas na realização de filmes, festivais, exposições e eventos culturais.
É uma das sócias fundadoras, diretora e curadora do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, responsável pela elaboração do projeto para editais e leis de incentivo, parcerias institucionais, planejamento e execução orçamentária, coordenação de equipe e de todas as etapas da realização do festival audiovisual, que em 2021 chegou a sua 14ª edição.
De 2017 a 2018, foi produtora executiva da Fundação Iberê Camargo, responsável por planejar, coordenar e operar a programação cultural da instituição.
(Com informações da Sedac)