A ex-primeira-dama do Rio Grande do Sul Judite Dutra, 78 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (20), em Porto Alegre. Judite estava internada na UTI do Instituto de Cardiologia devido a complicações da diabetes.
Judite e o ex-governador Olívio Dutra (PT) estavam casados há 54 anos e, em 2018, comemoraram Bodas de Ouro O casal teve os filhos Laura e Espártaco.
Professora aposentada, Judite foi primeira-dama do Rio Grande do Sul de 1999 a 2002, quando Olívio governou o Estado. Antes disso, havia sido primeira-dama de Porto Alegre.
PARALELAS: Bisol, polêmico ícone da esquerda gaúcha
Solidariedade nas redes sociais
Companheiros de partido, como o deputado estadual Valdeci Oliveira, presidente da Assembleia Legislativa, e o deputado federal Paulo Pimenta, presidente do PT estadual, se manifestaram nas redes sociais lamentando a morte da ex-primeira-dama e se solidarizando com Olívio.
“Sexta-feira começa muito triste com a notícia da despedida da companheira Judite Dutra, esposa e grande parceira de caminhada do amigo e mestre Olívio Dutra. Toda nossa solidariedade ao Olívio e aos demais familiares. Grande perda de uma grande mulher gaúcha. Tive o privilégio de poder conviver com ela em diversos momentos pelo Rio Grande afora. A força e o companheirismo da Judite foram fundamentais para a construção da bonita trajetória do Olívio e do próprio PT no Rio Grande do Sul.Que ela possa descansar em paz!”, postou Valdeci.
Outras autoridades, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e a deputada estadual Luciana Genro (Psol), também manifestaram sua solidariedade à família do ex-governador.
PT lança deputado Edegar Pretto ao Palácio Piratini
Homenagens nas redes e a última foto em família
Militantes petistas de todo o Rio Grande do Sul começaram a postar fotos com Judite e Olívio nas redes sociais assim que souberam da morte da ex-primeira-dama. As fotos são postadas com a frase “Judite Presente!”
A fotografia que ilustra esta matéria é um dos últimos registros da família reunida. A foto foi postada no perfil do ex-governador no Facebook em 8 de maio, Dia das Mães, e mostra Judite e Olívio com os filhos Laura e Espártaco.