Paralelo 29

PARALELAS: Candidatos do PL de SM não terão dobradinha local? Por quê?

Falk, pré-candidato/Foto: Reprodução, Facebook

O PL de Santa Maria terá candidatos a deputado federal e a deputado estadual. O empresário e ex-secretário municipal de Licenciamento e Desburocratização Ewerton Falk concorrerá à Câmara dos Deputados, enquanto o produtor rural e assessor do deputado federal Bibo Nunes, Patric Arend Luderitz disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa. O curioso é que eles não farão dobradinha no município.

Falk, que lançará sua pré-candidatura nesta sexta-feira (20), em um evento com a presença do deputado federal Onyx Lorenzoni, pré-candidato ao governo do Estado, terá como parceiro de dobradinha o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, filho do ex-ministro do Trabalho e Previdência. Por sua vez, Patric fará dobradinha com Bibo.

“Não tem como eu não fazer campanha para o Bibo. Ele destinou R$ 4,5 milhões em emendas parlamentares para Santa Maria”, diz Patrick, que assessora o deputado federal na região.

Patric é assessor de Bibo Nunes e fará dobradinha com o deputado federal/Foto: Facebook, Reprodução

Teto de gastos coloca deputados de Santa Maria em posições contrárias

Santa Maria no roteiro dos pré-candidatos

Onyx será o terceiro candidato ao Palácio Piratini com agenda em Santa Maria nos últimos 30 dias. O primeiro foi Edegar Pretto, pré-candidato do PT, que reuniu 400 pessoas no Clube Comercial na virada do mês passado para o lançamento do embrião da coordenação da campanha dele e de Lula na Região Central do Estado. O petista já tinha estado em Santa Maria em outubro do ano passado já em pré-campanha.

No sábado passado (14), o santa-mariense Ricardo Jobim lançou sua pré-candidatura a governador pelo Novo. E bem antes disso, em 19 de março, quem esteve na cidade foi o senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas) para prestigiar um evento local para comemorar o aniversário do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A passagem por Santa Maria é considerada obrigatória por quem almeja chegar ao Palácio Piratini. Isso significa que esses e outros candidatos colocarão o Coração do Rio Grande na agenda eleitoral.

Pozzobom irá à Câmara prestar contas e projetar 2022 para vereadores

Dra Cida Brizola para vice? Balão de ensaio?

Um ex-graúdo do PTB de Santa Maria, que não está mais no partido, afirma haver uma articulação em andamento para que a ex-vereadora Cida Brizola, conhecida como Dra Cida, seja candidata a vice-governadora na chapa liderada por Onyx Lorenzoni. Ex-PP (Progressistas), Cida se filiou recentemente ao União Brasil, partido que surgiu da fusão do PSL com o Democratas (DEM), mas, segundo fontes locais, para concorrer a deputada estadual ou federal.

O mais provável é que ela concorra à Assembleia Legislativa em dobradinha com o deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente do União Brasil no RS e candidato à reeleição. Busato estará em Santa Maria no próximo dia 26, em um evento para a posse da direção da sigla na cidade.

“Não ouvi falar nada sobre essa candidatura da Dra Cidade para vice. Sou pé no chão, não adianta sonhar alto”, diz Jair Binoto, ex-petebista que assumirá a presidência do União Brasil em Santa Maria.

Ex-vereadora Cida Brizola tem nome cogitado para vice, mas partido não sabe/Foto: Reprodução, Facebook

Após trocas, MDB mantém maior bancada do Senado

Ex-graúdo petebista afirma que articulação procede

O ex-petebista graúdo que jura haver essa articulação com o PL e com Onyx afirma que Busato viria a Santa Maria para articular. A informação foi passada antes da confirmação do evento com o presidente estadual do União Brasil.

“Ela é mulher, tem um sobrenome importante (na política) e é ficha limpa”, diz a fonte, ressaltando que esses seriam os argumentos para convencer o PL estadual.

Ao Paralelo 29, a ex-vereadora disse esta semana que a política está no seu sangue e que está aí “para acrescentar algo mais no partido”. Quando questionada sobre essa suposta articulação para vice-governadora, Cida desconversou: “Nossa! Como correm os assuntos”.

Pela primeira vez, orçamento de Santa Maria chega a R$ 1 bi

Setoristas de política e colunistas sociais disputam casamento de Lula

O casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 75 anos, com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, 55, na última quarta-feira (18), virou o fato político-social da semana no país. Realizado na capital paulista, o enlace para cerca de 200 convidados, provocou cotoveladas entre setoristas de política e colunistas sociais.

Ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência, casou-se com a socióloga Janja/Foto: Ricardo Stuckert, Divulgação

Nas revistas de fofoca, evidentemente, o casório ganhou destaque por conta os noivos famosos e pela presença de celebridades, entre elas artistas e músicos, como Antonio Pitanga, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Paulo Miklos (Titãs)..

Entre os políticos que foram abraçar o pré-candidato petista à presidência estavam, evidentemente, o vice de Lula, o ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB), afora deputados e senadores petistas.

Em discurso na Câmara, Pimenta pede que Igreja não transfira Irmã Lourdes

Deputado santa-mariense entre os convidados

O deputado federal santa-mariense Paulo Pimenta, presidente do PT gaúcho, e sua esposa, Claudia Dutra, foram os únicos convidados presentes do Rio Grande do Sul, além da ex-presidente Dilma Rousseff.

Pimenta, inclusive, postou fotos dele e de Cláudia no enlace político-social do presidenciável. Nas redes sociais, o petista fez comentários sobre a “celebração do amor”.

Nos últimos tempos, Pimenta, que é pré-candidato à reeleição, tem colado sua imagem à de Lula, o que já vinha sendo feito desde a prisão do ex-presidente. No ano passado foi à Argentina com o ex-presidente e, mais recentemente, Lula gravou um vídeo parabenizando o santa-mariense pelo seu aniversário.

Pimenta em um dos registros fotográficos da festa de casório de Lula/Foto: Ricardo Stuckert, Divulgação

Câmara arquiva denúncia contra vereador acusado de receber doação de Auxílio Emergencial

TRANSVERSAIS

*Será que o União Brasil vai colar em Santa Maria? Embora tenha herdado boa parte dos petebistas, não aconteceu o mesmo com filiados ao PSL e ao DEM. Vereadores eleitos por esses partidos que o digam: Tony Oliveira está no Podemos, e Manoel Badke (Maneco) só ainda não migrou do União Brasil para o PL por temor de perder o mandato.

*Mas o União Brasil não desiste e investe em ex-vereadores. Além de Cida Brizola (leia nota acima), tenta atrair o também ex-vereador Ovídio Mayer.

*E quem “herdou” o PTB em Santa Maria é o cirurgião-dentista Moacir da Rosa Alves, que, recentemente, assumiu a presidência municipal da legenda.

*Para quem quer entender um pouco mais de política, em particular do Rio Grande do Sul, fica a recomendação de um ótimo livro: As Cinco Tumbas de Gumersindo Saraiva, lançado na Feira do Livro de Santa Maria pelo jornalista Ricardo Ritzel (à direita). Não por acaso, está entre os campeões de venda.
PARALELAS: Com vereadores mais ideológicos, o debate incendeia na Câmara

*Não colou a tentativa dos vereadores Roberta Leitão e Pablo Pacheco de levar o deputado estadual Giuseppe Riesgo para o Progressistas com a sinalização para ele concorrer a prefeito de Santa Maria. Marcel Van Hattem, principal liderança do Novo no RS, entrou em cena e desfez o “namoro”. Ou afastou a “mosquinha azul” que rondava o parlamentar, como diz um observador político local.

*Nos bastidores, governo Pozzobom conta como certo o ingresso de mais um vereador na base governista. É Rudys Rodrigues (MDB), que até agora tem votado com a oposição. Atualmente, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) conta com um bloco de oito vereadores. Em algumas votações, no entanto, a base fiel é bem menor que isso, como no caso da votação do projeto de lei contra o passaporte vacinal.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn