A quarta-feira (25) começou com clima ameno, um incentivo a mais para levantar cedo e praticar esportes. Foi esse o cenário do início do Dia do Desafio, evento promovido pelo Sesc, com apoio da Prefeitura. A ação mundial visa estimular a prática de exercícios físicos por pessoas que não costumam fazê-los.
Atividades do programa Pró-Saúde 2022, oferecido pela Prefeitura de Santa Maria, embarcaram na iniciativa e realizaram ações no Centro Desportivo Municipal (CDM). Pela manhã, as turmas de Câmbio e de exercícios específicos para pessoas hipertensas se reuniram para as práticas.
Segundo a educadora física, Eliza Rocha, as aulas de Câmbio iniciaram justamente em função do Dia do Desafio de 2015 e nunca mais pararam.
“Tivemos a ideia de reunir o pessoal e ensinar a jogar. Foi um sucesso que tem dezenas de alunas e alunos até hoje. O pessoal vem, se diverte. Vamos fazer um desafio entre as turmas da manhã e da tarde. Mas no fim, o que vence mesmo é o bem-estar e a saúde”, disse Eliza da Rocha.
Pesquisa inédita revela dados sobre autistas no RS
Exercícios para melhorar a qualidade de vida
Na Unidade de Saúde Wilson Paulo Noal, o grupo Fisio e Saúde, trabalho desenvolvido há 14 anos pela fisioterapeuta Silvana Basso Miolo, também fez questão de participar do Dia do Desafio. O grupo Fisio e Saúde tem atividades às segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h.
“Temos o grupo Fisio e Saúde na unidade, que participou do Dia do Desafio. E foram os participantes que falaram de participar, o que para mim é o mais legal. É muito bom ver a motivação deles com o grupo. É um grupo aberto, não tem idade limite, podem participar desde crianças até idosos”, explica a fisioterapeuta.
Entre os exercícios realizados estão atividades físicas para coordenação motora, equilíbrio, prevenção da incontinência urinária, exercícios faciais. Também há trabalho para melhorar a saúde mental das pessoas.
VIVA SANTA MARIA: programação de aniversário vai até o fim do mês
Na Saldanha Marinho e no Shopping Praça Nova
Além dessas ações, a Prefeitura também marcou presença na Praça Saldanha Marinho, no Centro, e no Shopping Praça Nova, no Bairro Patronato, com apoio logístico e operacional. Foram oferecidas diversas modalidades de exercícios durante todo o dia, incluindo as duas esteiras disponíveis, em que crianças, jovens, adultos e idosos, foram desafiados a percorrer a maior distância possível em 15 minutos.
No Praça Nova, das 10h às 17h, a atração foi o Desafio Handbike, em que os participantes puderam experimentar e vivenciar a prática deste esporte paralímpico.
SM: Maturidade Ativa Sesc está com inscrições abertas em 11 oficinas
Arrecadação de caixinhas de leite e de agasalhos
Novamente o desafio solidário arrecadou leite em caixinha (UHT). Nesta quarta-feira, todas as unidades do Sesc/RS, escolas do Senac-RS e sindicatos filiados à Fecomércio-RS viraram pontos de coleta.
Os alimentos serão destinados a entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc no Rio Grande do Sul. Além disso, a Prefeitura iria recolher doações para a Campanha do Agasalho.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)