A Prefeitura de Santa Maria abriu um debate sobre a ampliação de espaços para locomoção de ciclistas. A ideia é elaborar um estudo visando à instalação de ciclovias e ciclofaixas no município.
Entre as possibilidades levantadas em uma primeira reunião realizada nessa terça-feira (21) estão a elaboração de um projeto de ligação de bairros com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a instalação de bicicletários e o bloqueio parcial de avenidas em finais e semanas e feriados. Serão realizados testes antes dos bloqueios.
Nessa primeira reunião, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) conversou com empresários do ramo de ciclismo, integrantes de grupos de ciclistas e Câmara de Vereadores.
Canoagem, handebol e ciclismo movimentaram Santa Maria
Meio de transporte e prática esportiva
Pozzobom e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gilvan Ribeiro, explicaram que o encontro dessa terça-feira foi o primeiro passo para um debate público sobre a implementação de ciclovias e ciclofaixas em ruas e avenidas para beneficiar tanto aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte como, também, os santa-marienses que praticam o ciclismo como prática esportiva ou de lazer.
Prefeitura entrega 1,5 mil chromebooks para professores de escolas municipais
“Queremos fazer a ciclofaixa que liga os diversos pontos e limites do município. Estamos propondo o debate com quem está interessado, com os que andam de bicicleta. Vamos ouvir e desenvolver esse projeto com o que tiver de melhor para promover segurança aos nossos ciclistas”, defendeu Pozzobom.
Tarifa de ônibus fica mais barata em Santa Maria com ajuda a empresas
Debate prosseguirá com outras reuniões
O secretário Gilvan Ribeiro destacou a importância de valorizar as mais diversas modalidades de esporte. Para ele, o ciclismo é uma modalidade que traz consigo outros elementos sociais como meio ambiente, cultura e economia.
“Vamos ouvir as pessoas que estão pedalando, saber onde estão as dificuldades. O ciclismo inclui e tem um número significativo de adeptos em nossa cidade. Nossa pasta está à disposição para colaborar na construção desse projeto”, ressaltou o titular da pasta de Esportes e Lazer.
Juntamente com a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas em Santa Maria, a Prefeitura quer desenvolver campanhas de conscientização e de respeito à prática do ciclismo e a inclusão de eventos de ciclismo no calendário oficial de Santa Maria.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)