Músico desde os 13 anos de idade, o santa-mariense Paulo Gilberto Brum Menezes, 52 anos, atualmente radicado em Florianópolis (SC), decidiu homenagear um amigo dos tempos de Santa Maria que morreu de covid-19 no ano passado. A homenagem é para o bombeiro aposentado Haroldo Barbosa Pedroso, que morreu em 31 de março do ano passado, aos 64 anos.
“Por ser livre” é a vencedora da Tertúlia Musical Nativista
Parceria de boteco
Frequentador de bares de Santa Maria, Haroldo morou 30 anos em Porto Alegre, antes de retornar a sua terra natal, em 2008. Ele se aposentou como 1º tenente da Brigada Militar, instituição à qual o Corpo de Bombeiros era vinculado.
Haroldo e Paulo Gilberto se conheceram pelos bares da vida e se tornaram amigos de “turma” em botecos tradicionais de Santa Maria, como Café Cristal e Bar do Pompeo, onde se reuniam em grupos para tomar trago e cantar. Os dois bares são citados na letra.
Música para homenagear empresário Guido Isaia
Vírus levou dois irmãos
No mesmo ano, outro irmão de Haroldo, Paulo Gilberto Barbosa Pedroso, o Guga, também morreu de covid-19. Guga, que contou a história de Haroldo ao Paralelo 29, era parceiro da confraria de amigos de Haroldo e se infectou pelo coronavírus dias depois de cuidar do irmão no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, e faleceu meses depois.
Na época em que o bombeiro contraiu o coronavírus, a vacina contra a covid-19 recém havia chegado ao Brasil e apenas os idosos acima de 80 estavam sendo vacinados. Haroldo foi atendido no Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, foi para casa, ficou isolado e teve complicações.
Música gaúcha de luto: morre Berenice Azambuja
Como o Brasil enfrentava uma onda de infecções na pandemia devido a uma variante do vírus, os hospitais estavam lotados, e Haroldo ficou três dias na fila à espera de uma UTI no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. O quadro se complicou e ele não resistiu.
Documentário conta a trajetória da cantora nativista Oristela Alves
“Canção é para todos que perderam amigos”, diz autor
Triste com a morte do amigo, Paulo Gilberto começou a compor uma música em homenagem ao bombeiro, um torcedor apaixonado pelo Internacional e apreciador de um bom churrasco.
A canção, no estilo sertanejo pop, está em fase de acabamento. Paulo Gilberto, que tocou na noite de Santa Maria e integrou o grupo Fórmula Secreta nos anos 90, gravou uma prévia da música, divulgou o vídeo em um grupo de amigos e passou a gravação ao Paralelo 29.
“Fiz essa música chorando”, conta o autor da homenagem, que pretende divulgar a canção para homenagear “todas as pessoas que perdem amigos”.