Paralelo 29

Destinos turísticos para as famílias

Foto: Reprodução

  ABDON BARRETTO FILHO – Economista e Mestre em Comunicação Social

Destinos turísticos precisam definir seus posicionamentos nos mercados que se pretendem atuar para atraírem visitantes: participantes de eventos, investidores e/ou turistas de lazer.

Um município, turístico ou não, assim como qualquer bem e/ou serviço, possui imagem, ocupa lugar na mente de cada consumidor, tem percepção da hospitalidade, da qualidade da oferta turística, relacionamentos públicos e privados, demanda potencial, necessidade de divulgação, concorrentes e canais para distribuir o que produz. 

Quais as preferências reveladas dos visitantes?

Se o posicionamento atual não está satisfatório, o posicionamento desejado precisa apresentar equipamentos e serviços compatíveis. Um município que está focado em Turismo de Negócios e Eventos e pretende competir no segmento de mercado do Turismo de Lazer, precisa compreender que os atrativos locais devem atender, principalmente, as necessidades das famílias, com uma oferta de entretenimento e lazer compatível.

Existem diferenças entre visitantes individuais e visitantes em grupos, inclusive familiares, principalmente com atrativos para crianças e adolescentes.

Análise SWOT não é Análise SWAT

Os grupos buscam experiências que fortaleçam os laços e criem boas memórias para todos. Convém salientar, por exemplo, que a Geração Z, jovens nascidos entre a década de 1990 e de 2010, são grandes influenciadores nas decisões de viagens familiares. Eles apreciam aventuras durante as visitas.

Existem também as outras gerações com interesses distintos que devem ser pesquisados e consultados sobre suas preferências. As principais tendências de viagens familiares são: praias, aventuras, celebrações diversas (mãe e filha ou pai e filho), férias privadas, cruzeiros marítimos, imersões culturais, viagens educacionais, entre outras. 

Um apaixonado pelo fascinante mundo dos dinossauros é o novo articulista do Paralelo 29

Um novo posicionamento exige novos investimentos para atraírem novos fluxos de visitantes. São trabalhos para várias gestões públicas com parcerias privadas, com profissionalismo e continuidade.

Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso. 

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