A Prefeitura de Santa Maria recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), o levantamento técnico completo da estrutura da antiga Estação Férrea, a Gare. O trabalho foi contratado pelo Município e servirá de base para a obra de revitalização do patrimônio histórico que começou a ser construído no final do século 19.
Para que seja lançado o processo licitatório da reforma, ainda precisam ser concluídos os projetos hidrossanitário e elétrico e o Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), providenciados pela Prefeitura de forma paralela.
O levantamento técnico foi elaborado pela empresa Cristiane Leticia Arquitetura Ltda, contratada pelo Município há seis meses. O investimento foi de R$ 67,8 mil.
Qual sua proposta para a Gare? A Prefeitura de Santa Maria quer saber
Diagnóstico da estrutura
Entre os documentos, constam a identificação das danificações dos pavimentos (a plataforma de embarque, o pavilhão anexo e o abrigo das locomotivas), as orientações do que deve ser feito para corrigir essas chamadas “patologias”, dados históricos sobre a construção, o orçamento de uma futura obra e um guia com sugestões de uso para o local.
Empresa de Itaara vai fazer diagnóstico da Gare de Santa Maria
A contratação de uma empresa terceirizada foi necessária porque a Prefeitura não dispõe dos equipamentos necessários para executar estudos de tamanha complexidade, afinal, a Gare é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Ao mesmo tempo, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic) acompanhou todo o trabalho.
“Santa Maria é uma cidade ferroviária. Esse levantamento faz o resgate histórico da Gare. Portanto, teremos uma Estação Férrea linda para a nossa comunidade”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Prefeitura terá que publicar novo edital para uso da Gare de Santa Maria
Etapa para implantação do Distrito Criativo
Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), essa é mais uma etapa cumprida para que o Distrito Criativo Centro-Gare ganhe vida. A estrutura da Gare é um dos pilares da iniciativa de revitalização do Centro Histórico de Santa Maria a partir da economia criativa.
“Esses estudos são o sinal verde que precisávamos para avançar na restauração do prédio. Eles nos fornecem dados e parâmetros. Vamos manter o máximo da originalidade possível. E, além da reforma, vamos trabalhar para ter na Gare um espaço de cultura e lazer que seja efetivamente ocupado pela população”, explicou Decimo.
Prefeitura lança projeto do Distrito Criativo
Recuperação e manutenção do espaço
Os documentos entregues à Prefeitura são resultado do maior estudo já realizado na Gare a fim de garantir uma obra com efeitos permanentes. Além da recuperação das edificações, o escritório de arquitetura estabeleceu, inclusive, quais são as melhores condutas para preservar a obra, especificando até mesmo os produtos que devem ser utilizados na limpeza do local, por exemplo.
O levantamento técnico também atualiza o projeto de revitalização que foi elaborado em 2014 pelo então Escritório da Cidade, atual Instituto de Planejamento (Iplan), mas que não chegou a ser executado.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)