A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), que se encerrou no início da noite deste domingo (17), recebeu 140 mil visitantes nos três dias de evento. A organização da Feicoop divulgou um documento (Carta da 18ª Feicoop) informando que esse foi o público médio que compareceu no Centro de Economia de Referência de Economia Solidária, em Santa Maira.
Último dia para visitar a Feicoop em Santa Maria
Quem foi à Feicoop, de sexta-feira (15) a este domingo, pôde comprar produtos da agricultura familiar, agroecológicos e artesanato produzidos em Santa Maria e em outras cidades do país.
Os organizações destacam que a Feicoop atingiu a meta de 500 inscrições de expositores de três continentes, oito países e 13 estados do país mais o Distrito Federal.
Primeira Feicoop sem irmã Lourdes começou nesta sexta
Expositores de fora marcaram presença
Entre os expositores de fora estava Greicy Viana Pacheco, do Centro Público de Economia Solidária (Cepesi), de Itajaí (SC). A associação, que existe desde 2005, reúne oito empreendimentos e 70 pessoas. Esta foi a quinta participação de expositores do Cepesi na Feicoop.
Os expositores de Itajaí trouxeram a Santa Maria produtos desenvolvidos pelos grupos, como o artesanato com resíduo têxtil, que sobra das indústrias catarinenses. Os artesãos também trabalham com tear manual, crochês, costura criativa, biscuí e ecobags.
Trabalho solidário
Já o Coletivo Ecovida, também de Santa Catarina, é uma associação que desenvolve um trabalho cultural e sustentável. A solidariedade, segundo ele, é a base de sustentação do grupo.
“Trabalhos teatro, música, tear e serviços, como poda, jardinagem e replantio. Atendemos quem produz como complementação de renda ou como renda principal”, explica Dudu Teodoro, que veio de Penha (SC).
Dudu contou ao Paralelo 29 alguns exemplos de trabalho solidário do Coletivo Ecovida, como a de uma artesã, que tem problemas de locomoção devido à obesidade mórbida.
“Elas nos passa os produtos e nós levamos para as feiras”, contou Dudu, mostrando uma das peças produzidas por essa artesã, que conta com o apoio e a solidariedade de parceiros para comercializar seus produtos.