O governo do Estado, em parceria com o Sebrae RS, lançou, o Mapa de Comportamento do Turista e a 3ª edição da feira virtual Viva o RS. As ações, que têm o objetivo de fomentar o turismo no Rio Grande do Sul, foram a apresentadas em evento no Palácio Piratini.
O mapa identifica as oportunidades e dá a base aos players de turismo para definirem melhores estratégias para conquistar mais visitantes, por meio do direcionamento da oferta turística no Estado.
O conteúdo foi construído sob a ótica das principais motivações de consumo de turismo, destacando os pontos de interesse para o público local, regional, nacional e internacional.
City Marketing e a Economia Criativa
Rede hoteleira espera alta ocupação nas férias de julho
12 perfis foram elencados
A metodologia utilizada na elaboração do conteúdo traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o RS, desdobrados em 34 personas e 46 motivações.
Cada um é apresentado com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes, em especial dos operadores de turismo para compreensão de seus públicos.
Já, com a intenção conectar os turistas com as atrações e experiências no RS, a 3ª edição da feira Viva o RS vai ofertar 300 destinos por meio da plataforma www.vivaors.com.br, que conta com um assistente digital de viagens.
Feicoop teve público de 140 mil visitantes nos três dias
Ferramenta com dicas e sugestões personalizadas
A ferramenta, que oferece dicas e sugestões personalizadas de acordo com o perfil de cada visitante, é organizada por regiões e estilos de viagem e ficará no ar até janeiro de 2023.
A primeira etapa para inscrições das experiências e roteiros turísticos para serem promovidos no Viva o RS é dia 25 de julho. O prazo final é 1º de outubro.
“Fomos golpeados pela pandemia e o turismo foi um dos setores mais atingidos. Por isso, estamos buscando, cada vez mais, alternativas para essa área. O Mapa de Comportamento e o Viva o RS são complementares e dialogam entre si. Ambos usam a inteligência e estudos aprofundados para auxiliar o setor na oferta de melhores serviços ao cidadão”, afirmou o governador.
Prefeitura recebe levantamento técnico para subsidiar reforma da Gare
Pandemia afetou o segmento
O diretor-superintendente do Sebrae no RS, André Godoy, também falou sobre as consequências negativas da pandemia covid-19 no setor de turismo.
“Foi um período devastador, onde o trade turístico foi muito impactado. Entretanto, estamos vivendo um momento de reestabilização, onde é previsto um crescimento de 17% em dois anos. Atualmente, 109 mil empresas fazem parte da cadeia produtiva do turismo no RS. Essa parceria com o governo nos anima para seguir trabalhando para recuperar e alavancar ainda mais o setor”, disse.
Destinos turísticos para as famílias
Próximo passo
O próximo passo, conforme o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, é visitar as regiões do Estado e realizar workshops, entre agosto e dezembro deste ano, onde o mapa será apresentado para entidades, órgãos públicos e demais interessados.
“Estamos trabalhando com o mercado de fato, como o turista quer comprar e não como o Estado e regiões querem se vender. A ideia é inverter a lógica e analisar os dados e adotar comportamentos sob a ótica da demanda, e não da oferta”, enfatizou.
Quais as preferências reveladas dos visitantes?
O CEO da Wine Locals, Diego Fabris, um dos realizadores do estudo, comentou sobre a relevância de se mapear oportunidades de negócio e, com isso, elaborar melhores abordagem no mercado.
“O estudo tem uma série de utilidades. Uma das principais é que, baseado em dados e análises existentes, vamos colaborar para que o trade do turismo gaúcho entenda com quem está falando”, afirmou.
• Clique aqui e acesse o Mapa de Comportamento do Turista
• Clique aqui e acesse a plataforma do Viva o RS
(Com informações do governo do RS)