Paralelo 29

Menos gente na roleta: número de passageiros de ônibus cai em Santa Maria

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Entre 2020 e 2021, houve uma redução de 40% no número de passageiros transportados no sistema de transporte coletivo em Santa Maria. Já entre 2017 e 2022, a redução foi de 47,5% de passageiros, caindo de 30,7 milhões por ano para 16,1 milhões por ano.

A comparação de passageiros transportados mensalmente nos últimos cinco anos mostram que, em 2017, os ônibus urbanos transportavam 2,55 milhões de usuários por mês, número que, em 2022, chega a 1,34 milhão.

Os dados são da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), entidade que representa as empresas que operam no Sistema Integrado Municipal (SIM). Ou seja, as empresas que têm concessão da Prefeitura para transportar passageiros em ônibus em Santa Maria.

Esses números, segundo Edmilson Gabardo, empresário do setor e um dos diretores da ATU, são uma estimativa, mas refletem a realidade nacional.

Ônibus urbano perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021

MENOS GENTE NA ROLETA

  • Entre 2020 e 2021, houve uma  redução de 40% no número de passageiros transportados em Santa Maria
  • Entre 2017 e 2022, a redução foi de 47,5 %, caindo de 30,7 milhões por ano para 16,1 milhões por ano
  • Em 2017, os ônibus urbanos transportavam 2,55 milhões de santa-marienses por mês, número que, em 2022, chega a 1,34 milhão
  • Empresas alegam que, mesmo com o subsídio da Prefeitura, continuam operando com um déficit mensal de cerca de R$ 1 milhão

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Em nível nacional, houve redução de 10,8 milhões em 2021

Em nível nacional, os ônibus urbanos perderam 10,8 milhões de passageiros no ano passado, conforme dados do Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2021-2022, divulgado nessa terça-feira (9), em um evento do setor em São Paulo (SP).

“Os números de 2022 são estimados. Pegamos o primeiro semestre de 2022 e multiplicamos por dois. Pode ter uma pequena diferença caso aumente o número de passageiros no segundo semestre, mas avalio como muito difícil, pois a carestia está reduzindo a atividade econômica”, diz Gabardo.

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Empresário atribui parte da redução aos aplicativos

Em parte, Gabardo atribui a redução aos aplicativos de transporte de passageiros que começaram a operar em Santa Maria. Esse serviço ainda não está regulamentado na cidade.

“São completamente desregulamentados, não recolhem impostos, mantêm uma relação de trabalho escravo com seus motoristas, não são fiscalizados por ninguém. Os motoristas reclamam que ganham, e as empresas como Uber, 99, etc., alegam prejuízo ano após ano, mas o serviço continua sendo executado”, afirma o diretor da ATU.

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Prefeitura deu R$ 6,2 milhões em subsídios

Gabardo admite que os subsídios repassados pela Prefeitura de Santa Maria ajudaram a amenizar os prejuízos operacionais das empresas do transporte coletivo. Foram repassados R$ 6,2 milhões este ano, com aval da Câmara de Vereadores, que aprovou projeto de lei do Executivo Municipal para reduzir o preço da tarifa.

Em abril deste ano, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou os novos valores da tarifa de ônibus. Para quem paga em dinheiro, a passagem custa R$ 5. Para usuários do Cartão Cidadão e Vale-Transporte (mediante pagamento via Pix), a tarifa custa R$ 4,85. No caso, a Prefeitura complementa o valor para cobrir parte do reivindicado pelas empresas.

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Déficit mensal é de R$ 1 milhão, segundo empresário

“O subsídio da prefeitura foi fundamental para a continuidade do serviço. Veja que em 2020 e 2021 ocorreu uma redução de 40% no número de passageiros transportados pelos ônibus na cidade. Amenizou o problema, mas os prejuízos operacionais continuam”, afirma Gabardo.

Atualmente, segundo o diretor, as empresas de Santa Maria operam com um prejuízo mensal de quase R$ 1 milhão por mês devido à redução do número de passageiros.

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