Paralelo 29

500 pessoas esperam por neurocirurgia na região; SM começa procedimentos

Foto: HMASP, Divulgação

Cerca de 500 pessoas esperam por algum tipo de procedimento cirúrgico na área de neurocirurgia na região Centro do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, esses pacientes terão atendimento no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Nesta segunda-feira (22), o Regional fará entre cinco e 10 cirurgias de média complexidade da especialidade. Inaugurado no final de julho, o serviço de média complexidade de neurologia do Hospital Regional começou a realizar cirurgias na última quarta-feira (17).

Prefeitura conclui anel viário do Hospital Regional

Duas cirurgias já foram realizadas

A equipe médica da instituição realizou duas neurocirurgias chamadas de bloqueio prolongado de sistema nervoso. De acordo com o diretor-geral do Regional, Geison Rosa Farias, os dois pacientes se recuperam bem, já fora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Queremos suprir a demanda da região, oferecer a melhor assistência possível aos pacientes que ficam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou emergências de outros hospitais que não possuem a capacidade técnica de resolver casos de média complexidade em neurologia”, diz o diretor-geral.

Farias explica que a ideia é aumentar progressivamente o número de procedimentos, até atingir a metade contratada de 40 neurocirurgias mensais pelo SUS. Além disso, o Regional oferece ainda 240 consultas e mais de 200 exames necessários na área de neurologia.

Inaugurado bloco cirúrgico do Hospital Regional de SM

Referência para 33 municípios

O Hospital Regional é referência para os 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), reduzindo a distância para os usuários do SUS, que precisavam se deslocar até Santa Rosa para terem acesso a essa especialidade.

Inaugurado em 2018, o Hospital Regional é gerido pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). O valor do contrato para a área de neurologia é de R$ 150 mil por mês, repassados pelo governo do Estado.

R$ 8,82 milhões para Unidade de Cardiologia do Hospital Regional

Fila com 500 pacientes

Ainda de acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, mais de seis mil pacientes na região Centro aguardam atendimento na área de neurologia e neurocirurgia.

Dessas, quase 500 esperam algum tipo de cirurgia. O atendimento na instituição iniciará com os procedimentos de média complexidade, passando, nos próximos meses, para os de maior complexidade.

A previsão é que o Regional feche agosto com a realização, no mês, de mais de 120 cirurgias, incluindo as demais especialidades: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia traumatológica e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). Esse último procedimento serve para diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e pancreáticas, como cálculos biliares e tumores, entre outros.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn