Paralelo 29

Obra do Calçadão de Santa Maria entra em uma nova etapa

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

A obra de reforma do Calçadão Salvador Isaia teve sua primeira parte concluída no quadrante próximo à Caixa Econômica Federal em direção à Praça Saldanha Marinho. O piso, que já está concretado, terá mais uma etapa para acabamento.

Agora, segundo a Prefeitura de Santa Maria, os trabalhos seguirão na parte central em direção à Rua Floriano Peixoto. Operários já trabalham na escavação, na remoção de entulhos e na preparação do pavimento para o reforço em concreto.

Em parte do mesmo quadrante, na última semana, foi executada a concretagem do piso na parte central e nas laterais, próximo aos estabelecimentos comerciais, no trecho do segundo quadrante. Neste local, o piso já está seco e liberado para a circulação de pedestres.

Dentro do cronograma

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, a obra do novo Calçadão está seguindo o cronograma planejado. No entanto, ela ressalta que houve interferência climática e que surgiram problemas no decorrer da obra.

“Mesmo com sondagem, o trabalho mais uma vez mostrou ligações irregulares na parte de água e envolvendo esgoto, mas já estão sendo sanados os problemas pluviais em alguns locais problemáticos. Como foi dito desde o início, é uma obra que causa ônus e transtornos para quem percorre o local. Por isso, pedimos que as pessoas tenham um cuidado redobrado e observem sempre a sinalização para evitar acidentes, pois a obra é dinâmica e vai se movimentando. Com isso, causa impacto tanto em frente às lojas quanto para quem transita no Calçadão”, diz Ticiana.

Reforço estrutural

A Construtora Continental, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras.

Investimento de R$ 3,6 milhões

 Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho deste ano e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço.

O investimento do Município é de R$ 3,6 milhões. A previsão é que o novo Calçadão seja concluído em maio do ano que vem.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn