O governo do Estado lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (1/9), no Pavilhão Internacional da 45ª Expointer, o início da comercialização da Rota das Olivas, que inclui municípios da Região Central gaúcha, como Caçapava do Sul.
A iniciativa oficializa a formatação de locais produtores de azeite de oliva no Rio Grande do Sul como destinos que podem ser ofertados pelas operadoras de turismo. O ato ocorreu com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
“A olivicultura é uma área que cresce cada vez mais no Rio Grande do Sul, diversificando a nossa produção rural e produzindo azeites premiados internacionalmente. Com o olivoturismo, vamos associar a produção a atividades turísticas em nosso Estado, com a comercialização de pacotes de viagem”, disse o governador durante o lançamento da iniciativa.
Instituída por lei
Em 2019, a Rota das Oliveiras foi instituída por lei. Em maio de 2022, durante a Festa do Azeite de Oliva, em Caçapava do Sul, Ranolfo assinou um protocolo de intenções para estruturar a Rota das Olivas, buscando transformar locais produtores de azeite de oliva no Estado em destinos para o olivoturismo, aproveitando as paisagens das oliveiras e a experiência de degustação de azeite.
No total, 24 municípios integram a Rota das Oliveiras ou Rota das Olivas. Entre eles, 10 pertencem à macorregião que tem Santa Maria como polo regional.
MUNICÍPIOS PRODUTORES
- Bagé
- Barra do Ribeiro
- Cachoeira do Sul
- Caçapava do Sul
- Camaquã
- Candiota
- Canguçu
- Dom Feliciano
- Dom Pedrito
- Encruzilhada do Sul
- Formigueiro
- Hulha Negra
- Pantano Grande
- Pinheiro Machado
- Piratini
- Restinga Seca
- Rosário do Sul
- Santa Margarida do Sul
- Santana do Livramento
- São Gabriel
- São João do Polêsine
- São Sepé
- Sentinela do Sul
- Vila Nova do Sul
Degustação de azeite de oliva até domingo
O Instituto Brasileiro de Olivicultura está no Pavilhão Internacional da Expointer, onde promove a degustação de 18 marcas de azeites, até domingo (1), às 11h e às 16h.
O protocolo firmou uma parceria entre o governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS).
“Desde que assinamos o protocolo, conseguimos mapear 14 empreendimentos que têm a infraestrutura necessária para receber visitantes. Alguns contam com experiência completa de visitação, gastronomia e hospedagem. Nosso objetivo é propagar e promover esses roteiros em parceria com a Abav que, por meio de seus mais de 400 associados, distribuirá essas rotas entre as agências, incrementando o portfólio de produtos turísticos no Estado”, explicou o secretário de Turismo, Raphael Ayub.
A partir de agora, os pacotes estarão disponíveis nas agências e também serão divulgados na plataforma online Viva o RS.
(Com informações do governo do RS)