Paralelo 29

Busto centenário de coronel Niederauer volta à Avenida Rio Branco

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Representantes da Prefeitura de Santa Maria e da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) reinauguraram, na manhã de terça-feira (6), o busto do coronel João Niederauer Sobrinho, localizado no canteiro central da Avenida Rio Branco, no cruzamento com a Rua Venâncio Aires.

O monumento, instalado na cidade há exatamente 100 anos, foi restaurado pelo artista peruano e professor aposentando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juan Amoretti. O trabalho foi custeado pela Prefeitura de Santa Maria. 

Uma solenidade com honras militares marcou o descerramento do busto. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ressaltou o simbolismo da inauguração ocorrer às vésperas do Bicentenário da Independência, celebrado nesta quarta-feira (7) com um desfile na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

“A reinauguração desse busto reforça valores importantes, como o sentimento de patriotismo e respeito a quem lutou para defender o nosso país. Além disso, significa a preservação da memória de Santa Maria diante de toda a população, já que esse ponto é um dos mais movimentados da cidade. Estamos cuidado do patrimônio público”, afirmou o prefeito. 

A solenidade contou com a banda da 3ª DE e com a presença de autoridades civis e militares, como o vice-prefeito Rodrigo Decimo; a secretária de Cultura, Rose Carneiro;o chefe do Gabinete do Vice-prefeito, Álvaro Barreto Lisbôa; o vereador e representante do Legislativo, João Ricardo Vargas; o professor José Antonio Brenner, estudioso da vida da Niederauer; o arquiteto Luiz Gonzaga Binato; o artista Juan Amoretti; o tetraneto do militar homenageado, Juan Francisco Niederauer; o comandante da 3ª DE, o general Sergio Luiz Tratz; e o comandante da 6ª Brigada da Infantaria Blindada, a “Brigada Niederauer”, general Marcelo Carvalho Ribeiro. 

Restauração custou R$ 35 mil

O trabalho do artista Juan Amoretti esteve focado em repor os ornamentos furtados ao longo dos anos, principalmente na base e no topo do pedestal de granito que sustenta o busto. As letras com a descrição da obra também foram repostas. O material utilizado no restauro foi alumínio fundido. 

A tonalidade dos ornamentos foi mantida da original. O custo da revitalização para a Prefeitura foi de R$ 35 mil. A recuperação da estrutura histórica faz parte dos esforços do Município para preservar e reformar o patrimônio do Centro Histórico Ferroviário, onde está o Distrito Criativo Centro-Gare

Quem foi Niederauer?

O coronel João Niederauer Sobrinho nasceu em 4 de abril de 1827, na então colônia alemã de Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul. Ele veio para Santa Maria em 1844, onde a família morava à época.

Aos 23 anos, Niederauer apresentou-se como voluntário na chamada “Guerra contra Oriba e Rosas”, em 1851, quando os presidentes da Argentina e do Uruguai se uniram na tentativa de criar um país único. A partir daí, o militar alcançou inúmeras batalhas junto ao Exército Brasileiro. 

Posteriormente, chegou até a se eleger vereador em Santa Maria, no início da década de 1860. Mesmo assim, retornou à carreira militar e, ao todo, participou de 14 combates e duas batalhas.

Niederauer foi morto enquanto coordenava o recolhimento dos mortos e feridos após a Batalha do Avaí, no Paraguai, em 1868, durante a Guerra da Tríplice Aliança. 

Em Santa Maria, além de ser patrono da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o coronel dá nome à Vila Militar, na Avenida Borges de Medeiros, e a uma rua da região central da cidade.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn