Cerca de 70 mil pessoas celebraram o bicentenário do 7 de Setembro em Santa Maria em parada promovida pela Prefeitura e Exército na manhã desta quarta-feira na Avenida Medianeira.
A bandeira do Brasil, hasteada ao som do Hino Nacional executado pela banda da Base Aérea, deu início a um “Dia Especial”, aguardado há dois anos.
Abraços e sorrisos estavam ao lado da emoção quando a música escolhida pelo prefeito Jorge Pozzobom como símbolo das ações em combate à pandemia deu o ritmo para os profissionais da saúde abrirem o desfile de 7 de Setembro, que celebrou o bicentenário da Independência do Brasil na Medianeira.
Combatentes da covid-19
Os trabalhadores, bem como as equipes que sanitizaram todo o Município contra o vírus, receberam grandes homenagens, bem como as instituições hospitalares e os locais que abriram as portas para ações de vacinação.
Ao longo do desfile, foram mais de 15 mil civis e militares distribuídos entre cerca de 100 instituições que homenagearam e mostraram seu orgulho de serem santa-marienses, gaúchos e, principalmente, brasileiros. Um público de cerca de 70 mil pessoas aplaudia e vibrava a cada ala que passava pela extensão do desfile, que se encerrou por volta das 13h.
Cinco mil militares na avenida
As instituições militares deram seguimento ao desfile com cerca de 5 mil integrantes e 30 veículos, mostrando a diversidade de armas e o poderio bélico da defesa brasileira.
O início do desfile cívico, com cerca de 10 mil integrantes, veio com muita festa e breves apresentações artísticas, como a apresentação da tradicional Banda do Maneco.
Entidades esportivas deram demonstrações de suas modalidades e, a cada ala, recebiam o aplauso da multidão que foi acompanhar o evento, que foi brindado com um clima hora ensolarado, ora com algumas nuvens, mas com temperatura amena.
Retorno à Avenida
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice Rodrigo Decimo (União Brasil) fizeram questão de estar próximos ao desfile, cumprimentando todos que dedicaram a manhã a homenagear a pátria.
“Foram dois anos em que lutamos contra o Covid-19, que ficamos impedidos de nos encontrar, nos abraçar e ter os desfiles. Nossa Comissão conseguiu realizar esse desfile memorável e grandioso. A quantidade de gente que veio assistir só corrobora a beleza, a grandiosidade e a importância que é ter orgulho de nosso Brasil”, festejou.
Homenagens do bicentenário
Um dos pontos altos do desfile foi a passagem das escolas municipais pela avenida Medianeira. Cinco delas, tinham motivos de sobra para celebrar, pois estavam sendo oficialmente homenageadas:as Escola Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Weinmann, Vicente Farencena, São João Batista e a Escola Municipal de Ensino Infantil Darcy Vargas.
Também foram homenageados o Instituto de Educação Olavo Bilac, os Lions Clube Santa Maria Dores e Lions Clube Santa Maria Itararé, o 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), a Base Aérea de Santa Maria e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS).
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)