Paralelo 29

As mulheres de Jane Austen

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – Publicitária e comentarista de Cinema

Jane Austen foi uma escritora inglesa que viveu no início do Século XIX e que deixou uma série de obras literárias relatando os conflitos femininos deste período.

Por mostrarem as dificuldades e interesses das mulheres que enfrentavam diferentes situações de vida, como perda de progenitor da família, o casamento como única forma de conseguir ter uma vida estável e a cobrança da sociedade por um comportamento caseiro e recatado, seus livros viraram consumo óbvio em uma época que as mulheres não tinham como gritar por seus direitos e, mesmo hoje, essas histórias trazem um comportamento que não é mais aceitável para as mulheres independentes.

Independentemente disso, seus livros viraram filmes de muito sucesso. RAZÃO E SENSIBILIDADE (1995), por exemplo, elegeu Emma Tompson com o melhor roteiro daquele ano e a visão de um grupo de mulheres que muda completamente sua vida após a morte do Pai é retratado de forma sensível, mesmo que seus interesses sejam completamente o oposto do que todos esperam de suas atitudes.

ORGULHO E PRECONCEITO (2005) traz a dubialidade de uma mulher forte que não aceita o fato de que a única forma de mudar de vida é aceitando casar-se com seu primeiro candidato, pois o amor e o companheirismo para ela sempre foram mais importantes, mesmo vendo o restante de suas irmãs fazendo o que a sociedade recatada permitia na época.

EMMA (2020) traz uma divertida versão de uma casamenteira que realiza o sonho de outras mulheres, mas que de longe é o seu desejo real de vida.

As mulheres de Jane Austen buscam romance, aventura, felicidade conjugal. Estão muito distante das mulheres que se sustentam sozinhas e buscam seus ideais acima de uma casamento perfeito.

Estão distantes da vida atual. O choque de realidade do tempo que separa as mulheres de Jane Austen com as mulheres de hoje é muito grande, mas as obras escancaram uma vida sufocante que essas mesmas mulheres tinham há dois séculos, época em que não podiam opinar ou ter a última palavra, era fácil ser considerada bruxa ou louca.

As mulheres de Jane Austen não aguentariam os dias de hoje e nem as mulheres de hoje aguentariam aquela vida. O que fica é a experiência cinematográfica e a beleza da época em filmes que retratam de forma perfeita os costumes, a fotografia, figurino e direção de arte do passado distante. E, para as românticas que ainda acham que o casamento é a solução, uma ótima sessão da tarde.

ORGULHO E PRECONCEITO e RAZÃO E SENSIBLIDADE você encontra na Netflix. Já EMMA agora está no catálogo do STAR MAIS. Fora a obra de Jane Austen, outra dica é o filme JANE EYRE (2011), com foco mais atual e dramático que também está no catálogo Netflix. Ficam as dicas para as mulheres que acham que hoje tem problemas de relacionamento.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn