Paralelo 29

Após assalto com morte, movimento deve cair em festa de calouros na Saturnino

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Por volta das 19h desta quinta-feira (15) ainda não havia movimento na Praça Saturnino de Brito, também conhecida como Praça do Brahma, no Bairro Centro, limite com Bairro Bonfim, em Santa Maria, onde é realizada a festa de calouros. A morte de um jovem durante assalto no entorno pode ser a explicação.

Segundo taxista e um vendedor ambulante que estavam no entorno da pracinha, nos outros dias, “a esta hora”, a Saturnino já estava cheia de jovens para a festa dos bixos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem até nome oficial: Calourada.

Taxistas e vendedores comentam situação

Por volta das 19h, havia poucas pessoas no entorno da Saturnino de Brito, em Santa Maria/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

As pessoas que trabalham no entorno ouvidas pelo Paralelo 29 acreditam que a morte de Leonardo da Silva Pereira Almeida, de 22 anos, às 22h30min desta quinta-feira em uma rua nas proximidades está relacionada ao pouco movimento no início da noite desta quinta, penúltimo dia de festa e quando mais jovens tenderiam a se reunir no local, a exemplo dos outros anos.

“A rede social chama, mas a rede social também afasta”, disse um taxista, referindo-se à repercussão do assalto que resultou na morte de Leonardo, que levou dois tiros e três golpes de facão mesmo tendo passado seu iPhone para os assaltantes, que seriam pelo menos seis.

Jovem foi assassinado a três quadras do local

Tipificado como latrocínio (roubo com morte), o crime ocorreu na Rua Coronel Niederauer, em frente à sede do 4º Grupamento de Combate a Incêndios (4º GCI), quartel dos bombeiros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, limite com o Bairro Bonfim, na região Centro Urbano de Santa Maria.

No início da noite, a movimentação no local se restringia a agentes da Guarda Municipal e de trânsito. Uma viatura da Brigada Militar passou no local no momento em que os sites Paralelo 29 e Santa Maria 24 Horas faziam a reportagem no entorno da Praça. No entanto, ainda não havia brigadianos na Saturnino.

Viatura da Brigada Militar passou no local, mas ainda não havia brigadianos na rua/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Prefeitura e órgãos de segurança se manifestam

Em nota divulgada mais cedo, a Prefeitura de Santa Maria e os órgãos de segurança pública afirmaram ter tomado todas as medidas necessárias para garantir a integridade dos participantes da Calourada. E reiteraram que iriam manter o esquema de segurança até o encerramento do evento, na sexta-feira.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que está em férias, postou em redes sociais que tomaria medidas para que não aconteçam mais situações como o latrocínio que vitimou Leonardo. Também houve registro de brigas esta semana nas redondezas.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn