Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Santa Maria, a Brigada Militar, a Polícia Civil e demais órgãos de segurança afirmam que tomaram todas as medidas para garantir a integridade dos participantes da festa dos calouros na Praça Saturnino de Britto. Na nota, as autoridades lamentam a morte de Leonardo da Silva Pereira Almeida, de 22 anos, vítima de roubo com morte.
Apesar de Leonardo não ter sido morto no local da festa, ele havia saído da Calourada de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Bairro Bonfim, e foi morto três quadras adiante, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros. Ele levou dois tiros e três golpes de facão mesmo tendo entregue seu iPhone aos assaltantes.
Três jovens foram presos pela Brigada Militar com armas, um celular e um iPhone perto dali, na Rua Appel, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Eles teriam cometido outro assalto e são suspeitos de terem participado do roubo que acabou na morte de Leonardo.
Na nota, não há menção sobre outros fatos que ocorreram esta semana no entorno da Praça Saturnino de Brito, como duas brigas de jovens. Uma delas, envolvendo meninas adolescentes, ocorreu bem próximo da Delegacia da Mulher, na mesma quadra da Saturnino.
CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA E ÓRGÃOS DE SEGURANÇA NA ÍNTEGRA
A Prefeitura de Santa Maria, a Brigada Militar, a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança envolvidos na organização da Calourada Segura se solidarizam com a família do jovem assassinado na madrugada desta quinta-feira (15), no Centro, e reforçam que todas as ações para garantir a segurança pública foram tomadas e seguirão sendo executadas.
As orientações de organização, como câmeras de vigilância, banheiros químicos e limpeza, e de dispersão na Praça Saturnino de Brito e arredores, em função do encontro de acadêmicos e demais pessoas, obedecem aos órgãos de segurança que, em conjunto com o Poder Público, procuram garantir que a festa ocorra sem maiores transtornos.
Ressalta-se, ainda, que todas as diretrizes sobre esta reunião de calouros são tratadas desde 2017 também com o Ministério Público e com as demais instituições de Ensino Superior de Santa Maria.
Por fim, a Prefeitura e os demais órgãos de segurança seguirão cumprindo o papel social de empregar esforços para preservar a vida das pessoas.
Prefeitura de Santa Maria
Brigada Militar
Polícia Civil