Depois de 7 anos fechada, a academia do Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria, reabriu nessa quinta-feira (15) com equipamentos novos e espaço revitalizado.
Agora, a população da zona Oeste tem mais uma opção para realizar atividades físicas de forma gratuita. A Secretaria de Esporte e Lazer comprou os equipamentos e fez as melhorias com recursos públicos.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, do recurso de R$ 90 mil, emenda impositiva do vereador Danclar Rossato (PSB), foram investidos R$ 57 mil na academia via licitação. O valor residual será investido no próprio ginásio para melhorias de infra, pintura e iluminação.
A Academia do Ginásio Oreco conta com equipamentos de musculação completos para treinamento de membros superiores e inferiores e treinamento funcional.
Três dias da semana
O serviço está disponível para a comunidade em geral às segundas, das 14h às 18h30min, às terças, das 8h ao meio-dia, e às quintas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h30min.
As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (21) e as aulas começam em outubro. A inscrição deverá ser feita na página da Secretaria de Esporte e Lazer, no site da Prefeitura.
“No início, abriremos nesses três dias por uma questão de demanda de professores. Ainda não temos professores disponíveis para ampliar os horários. Por meio de uma parceria com o curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, estagiários vão atuar na instrução aos alunos, supervisionados por um profissional de Educação Física da Smel”, explica o secretário.
Quem foi Oreco
O nome do complexo esportivo é em homenagem ao jogador de futebol Valdemar Rodrigues Martins, o Oreco. Ele iniciou a carreira no Inter de Santa Maria no fim da década de 1940 e atuou pela Seleção Brasileira de 1956 a 1961, participando do grupo campeão da Copa do Mundo de 58.
Durante a carreira, atuou também pelo Internacional de Porto Alegre, Corinthians, Millonarios (COL), Toluca (MEX) e Dallas Tornado (EUA). Oreco morreu em 1985 aos 52 anos.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)