Paralelo 29

Dopesick ou crise de abstinência (doente/drogado)

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – Publicitária e comentarista de Cinema

A ganância da indústria farmacêutica que criou um medicamento que viciava e matava seus usuários de doenças que causavam simples dores é o tema desta minissérie dramática de muito sucesso nos Estados Unidos e que você pode conferir no streaming STAR MAIS.

Ou ou se esperar mais um pouco como uma estreia da Netflix, pois os filmes e seriados fazem um tour por diferentes canais para ter acesso liberado ao público.

Essa minissérie vale a pena ver, pois o tema interessa a todos. Corrupção, ganância, hipocrisia do serviço público, pessoas que cedem facilmente  ao suborno mentindo em campanhas publicitárias enganosas e  iludindo as pessoas que precisam de medicamentos em situações de tratamento sério, não interessando quantas mortes podem causar.

E o pior, usando uma fachada de empresa que ajudava a cultura com investimentos em artes. Ainda bem que há pessoas que abrem os olhos e veem essa mentira e enganação.

DOPESICK é uma minissérie forte, de roteiro excelente, baseada em fatos reais sobre a corrupção e enganação de umas das famílias mais ricas dos EUA, os Sackler, proprietários da empresa Purdue Pharma, que criou a droga, regulamentada pela FDA (através de corrupção) chamada Oxycontin. FDA é a Agência do Governo norte americano que regulamenta a medicação.

No show, a vida de diferentes pessoas que se envolvem no processo, Os esnobes empresários bilionários gananciosas que não se importam com a vida humana, pois estão lucrando,  protegidos por políticos também interesseiros. Aqui o ex-prefeito de Nova Iorque que se tornou herói nacional com o 11 de setembro e que jogou tudo o lixo sendo advogado desta empresa e de Donald Trump.

Também procuradores acuados por hierarquia que favorece os ricos. Vendedores ridículos que só visam meta, lucros e marketing enganoso, sendo incapazes de acabar com um sistema corrupto, médicos comprados por eventos e viagens para empurrar a droga aos clientes. E, finalmente, os doentes que são apenas cobaias neste universo de pessoas com caráter inexistente. E os que mais sofrem com as perdas e vícios eminentes de um mercado legalizado.

Michael Keaton tem seu melhor desempenho como médico que supostamente receita aos seus pacientes a droga que acaba com a vida de seus pacientes e amigos, até que ele mesmo caiu na armadilha.

Um dos poucos filmes que realmente mereceu as indicações do EMMY, prêmios aos melhores da TV que certamente qualificou pouco, pois a premiação foi ridícula.

Mas Michael Keaton encabeça um grande e talentoso elenco que nos mostra os bastidores “nojentos” desta indústria. E, ele mesmo que, no final, deixa a melhor mensagem sobre isso, pois se perdeu quando jovem no mundo perdido das drogas e se recuperou voltando com tudo ao seu merecido destaque.

DPOPESICK no streaming STAR MAIS é a dica da semana. Se não puder ver agora, não perca a oportunidade quando chegar, vale a pena o alerta e a conscientização.!

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn