Paralelo 29

A “desistência silenciosa” já está entre nós! (“demissão silenciosa”)

Foto: Freepik, Divulgação

FÁBIO S. VASCONCELOS – Desenvolvedor e Treinador em Soft Skills e Liderança

“Se você está infeliz no trabalho, mas deixar seu emprego não é uma opção ou não há alternativas atraentes, você pode tentar “ desistir silenciosamente ”. Essa tendência de simplesmente fazer o mínimo esperado no trabalho decolou no TikTok e claramente ressoou entre os jovens”. – Nilufar Ahmed.

O aumento dessa tendência criou um fenômeno já presente em muitas organizações em que colaboradores Millennials e da Geração Z são a maioria. Ou seja, a grande parte das empresas de TI do planeta.

O fenômeno da “desistência silenciosa” está frustrando muitos gestores, e com alguns supostamente preocupados com a falta de funcionários engajados. Contudo, para muitos colaboradores “desistir silenciosamente” não é evitar o trabalho, MAS é não evitar uma vida significativa fora do trabalho.

Nos últimos 20 anos, muitas pessoas aderiram ao excesso de trabalho, com o “trabalho extra” não remunerado se tornando uma prática comum de suas jornadas profissionais. Mas isso está mudando para alguns…

Hoje, jovens profissionais frustrados estão rejeitando o estilo de vida de viver para o trabalho, continuando a trabalhar, mas não permitindo que o trabalho controle suas vidas…

Trabalhar com capacidade mínima ainda parece ameaçador e improdutivo ao empregador, que pode vir a temer a presença da “desistência silenciosa” em sua empresa. E isso já está chamando a atenção deles para consultorias que entreguem formação de propósito, equilíbrio e felicidade aos jovens com essa tendência. Isso os tornariam mais produtivos.

A “desistência silenciosa” pode oportunizar a criação de um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Um assertivo treinamento em Soft Skills pode levar a um maior engajamento, produtividade e lealdade. Resultando: todos ganham. E você, já conhecia esse fenômeno?

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!