A Secretaria de Saúde de Santa Maria promove nesta quinta-feira (6) o 1º Encontro de Estomizados de 2022, no saguão de entrada da Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752 – Centro), das 15h30min às 17h30min. O evento marca a retomada dos encontros da Associação dos Estomizados de Santa Maria, que foram suspensos durante a pandemia de covid-19. São 365 pacientes nessa condição.
Não é preciso realizar inscrição, e usuários, bem como familiares e cuidadores, podem comparecer à atividade. A iniciativa tem apresentação da Associação dos Estomizados de Santa Maria, do Setor de Estomias de Santa Maria e de colaboradores.
Estomizados são aqueles que, por motivos diversos (como doenças inflamatórias intestinais, câncer ou acidente), precisaram passar pela cirurgia de criação de um novo caminho para a saída e fezes ou urina, chamado “estoma”.
A partir de então, essa pessoa passa a armazenar os fluidos corpóreos (fezes ou urina) em uma bolsa coletora externa, que fica presa ao abdômen.
Por necessitar de cuidados específicos, as pessoas ostomizadas são consideradas deficientes físicos e, portanto, podem usufruir dos mesmos direitos garantidos a eles.
Santa Maria tem cerca de 365 pacientes estomizados atendidos pelas unidades de Saúde do Município. Os locais também realizam atendimentos a pessoas com lesões de pele com uso de curativos especializados e pacientes atendidos por incontinência urinária e fecal.
Após a cirurgia de ileostomia, colostomia e urostomia, os usuários estomizados, são encaminhados pelos hospitais do município ao Setor de Estomias, situado na Policlínica José Erasmo Crossetti, para avaliação e seguimento do tratamento. No setor, o usuário conta com acompanhamento multiprofissional, como enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e médico proctologista.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)