Em assembleia na manhã desta sexta-feira (7), docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovaram a adesão a atividades de mobilização local contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. A primeira delas na segunda-feira (10), às 17h, no Largo do Planetário da UFSM.
Entidades que representam os segmentos da instituição, entre elas a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm). Outra assembleia está sendo convocada por entidades nacionais do movimento estudantil para o próximo dia 18 de outubro.
Decisão apertada para eleição presidencial
Na assembleia desta terça, a diretoria da Sedufsm discutiu a conjuntura política nacional, principalmente a repulsa à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos “ataques sucessivos ao sistema educacional”. A Sedufsm referendou a posição da diretoria do Andes-Sindicato Nacional de defender o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A proposta foi aprovada por 12 votos contra 9. A Sedufsm divulgará, posteriormente, nota de apoio à candidatura de Lula no segundo turno.
(Com informações da assessoria de imprensa da Sedufsm)