O início da tarde desta sexta-feira (14) foi de muita alegria, dança e música para recepcionar os representantes da Prefeitura no Instituto Pedagógico Social Tabor (Centro de Referência Familiar Recanto do Sol – Cefasol), no Bairro Camobi.
O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e da assessora de Assuntos Interinstitucionais, Solange Souza, fizeram uma visita para formalizar o acordo de cooperação assinado em agosto deste ano entre o Executivo Municipal, Ministério Público e o Instituto. Atualmente, 16 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos no contraturno.
No início da visita, a Irmã Mathilde Mang, diretora do Recanto do Sol, juntamente com a Irmã Claucelei Goulart, integrante do conselho provincial e responsável pelo Recanto do Sol, e a assistente social Flávia Deprá Ribeiro Netto, convidaram os representantes da Prefeitura para saborear o almoço com a participação das crianças assistidas, e também com a presença de visitantes nordestinos dos estados da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, que vieram para Santa Maria e estavam conhecendo o trabalho do Instituto. O almoço teve como cardápio risoto, cuca, saladas, galeto e sorvete de sobremesa.
Após, todos assistiram o momento cultural no pátio com os alunos que participam das oficinas de dança e música. Houve apresentação de danças tradicionais gaúchas como a Chimarrita, Quero Mana, Maçanico, Caranguejo, do Pezinho e Chula. Pozzobom fez uma saudação e pediu palmas para os visitantes nordestinos e fez um trocadilho:
“Se faz chuva, se faz vento, se faz sol, viva o Recanto do Sol. Eu fiz questão de estar aqui hoje porque educação é prioridade no nosso governo. Para oportunizar que mais crianças tenham educação de qualidade e que os pais possam trabalhar tranquilos porque têm onde deixar os filhos, já estamos com obras de creches em andamento nos bairros Diácono João Luiz Pozzobon, Nova Santa Marta e Medianeira”, disse o prefeito.
Pozzobom ressaltou também que a Prefeitura vai abrir licitação para mais uma creche que será construída no Bairro Dom Antônio Reis, zona Sul de Santa Maria.
“Em breve vamos abrir licitação para mais uma creche que será construída no Bairro Dom Antônio Reis. Assim, queremos oportunizar cerca de mil vagas para a educação infantil em Santa Maria. Governamos com responsabilidade para oferecer um melhor futuro as crianças. Obrigada pelo carinho”, disse.
Na oportunidade, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, ressaltou a importância desse acordo que oportuniza cuidado e educação aos estudantes do Município.
“É uma satisfação estarmos hoje aqui. Nossa caminhada com esse projeto é de longa data. Encontrei uma pessoa pública que é meu amigo, e o prefeito também nos deu um suporte forte no período de pandemia. Hoje marcamos a ampliação do atendimento à Rede Municipal de Ensino. Trabalhamos para formalizar este termo de cooperação, fortalecendo a equipe com os profissionais. Ficamos gratificados e sabemos que estamos dando suporte às famílias, para irem trabalhar todos os dias com tranquilidade, pois seus filhos estão bem cuidados”, destacou Lúcia.
Saiba mais
O Cefasol tem 14 anos e atende 130 crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de Santa Maria, e está localizado na Rua Angelin Bortoluzzi.
O acordo de cooperação oferece serviços de proteção social básica e educacional para crianças e adolescentes com idade entre 6 a 14 anos, com objetivo de fortalecer potencialidades, apoiar a aprendizagem, melhorar a qualidade de vida e facilitar a convivência familiar e social das famílias que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social das vilas do Bairro Camobi. A parceria foi firmada em agosto deste ano e terá continuidade até dezembro de 2023.
As crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, alunos de escolas municipais, foram cadastradas e frequentam o Cefasol, onde são oferecidas a elas algumas oficinas, tais como: dança, coral, percussão, violino, flauta, violão, viola, Educação Física, artesanato e apoio pedagógico, além de duas refeições em cada turno.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira no turno inverso ao da escola, cujo horário de funcionamento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
O apoio pedagógico é ministrado de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, com acompanhamento de uma pedagoga para auxiliar as crianças e adolescentes em suas dificuldades escolares. O apoio é de extrema importância para o desenvolvimento pedagógico dos alunos.
Também esse termo de cooperação disponibilizará por parte da prefeitura um professor de Educação Física para que seja ofertada para as crianças e adolescentes atividades esportivas. Essa parceria possibilitará a cedência de um funcionário para auxiliar na limpeza e higienização da instituição.
O projeto preconiza realizar oficinas com atividades diversas, com intuito de prevenir e promover cada vez mais a qualidade de vida e de saúde mental das crianças e suas famílias, afastando-as dos riscos existentes nas ruas, como por exemplo, o trabalho infantil e uso de substâncias psicoativas.
Além disso, o objetivo também é o fortalecimento do vínculo entidade/crianças/família/comunidade e melhora no rendimento escolar, na socialização das crianças, nas oportunidades de articulação com a comunidade e criança e adolescentes com proteção integral.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)