Paralelo 29

Prefeitura sanciona lei de prevenção e combate à violência contra mulheres e meninas

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Santa Maria deu mais um passo para o incentivo e a garantia do direito das mulheres. Foi sancionada, na tarde desta sexta-feira (14), a lei que institui Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas nas escolas municipais.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) assinou a nova legislação. O ato foi acompanhado pelo prefeito Jorge Pozzobom e pela vereadora Marina Callegaro (PT), que propôs a lei. 

“É um momento feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque é uma ação concreta no combate à violência contra as mulheres e meninas. Triste porque, infelizmente, em pleno século 21, constatamos que a violência contra as mulheres ainda é uma realidade muito forte na nossa sociedade. Prefeitura e Câmara de Vereadores cumprem o seu papel e, agora, Santa Maria tem uma legislação pedagógica e muito importante para gerar maior conscientização sobre o tema”, explicou Decimo. 

A lei estabelece diretrizes a serem seguidas nas instituições de ensino, como capacitação de educadores, promoção de debates, seminários e campanhas educativas, orientação sobre formas de violência e discriminação, integração e conscientização da comunidade escolar sobre a importância da valorização de mulheres e meninas, entre outras práticas que busquem o fim da violência e do preconceito. 

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) afirmou que a equipe da Secretaria Municipal de Educação vai se debruçar sobre a lei para conseguir aplicá-la de forma efetiva. 

“Queremos sentar e conversar com a nossa secretária de Educação Lúcia Madruga e a sua equipe para pensarmos como vamos implementar essa lei com muito carinho. É uma legislação que segue justamente o lema da nossa Prefeitura, que é cuidar das pessoas”, comentou Pozzobom. 

Para a vereadora Marina Callegaro, é gratificante ver que o tema é valorizado pelo Município. 

“Fico feliz que vocês tenham sancionado a lei. Queremos que a legislação se torne efetiva em nossa cidade e vá além de um papel assinado”, disse a vereadora. 

A advogada Elizandra Tatsch acompanhou a sanção da lei como representante do Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e da Campanha Santa Maria 50-50. 

A assinatura oficial da lei coube ao vice-prefeito Rodrigo Decimo porque a data do documento compreende o período que ele estava como prefeito em exercício, nas férias de Jorge Pozzobom.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn