Paralelo 29

 City Marketing   e  Ações no Mercado

Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

              ABDON BARRETTO FILHO – Economista e Mestre em Comunicação

O City Marketing – Marketing de Cidade, não envolve apenas a Promoção do Destino e não se aplica exclusivamente ao fenômeno turístico.

O City Marketing é fundamental para atrair investidores e oferecer bens e/ou serviços qualificados para os residentes e visitantes.

Quando as Políticas   Públicas contemplam as atrações de visitantes – turistas de lazer, participantes de eventos corporativos e investidores, o City Marketing é acionado para desenvolver parcerias públicas e privadas com objetivos claros visando o desenvolvimento sustentável da Cidade.

É óbvio que os residentes devem participar direta ou indiretamente através dos seus líderes políticos e empresariais, assim como a sociedade civil organizada. A estruturação da oferta de bens e/ou serviços fica à disposição do residente quando o visitante retornar ao seu lugar de residência fixa.

A Cidade é boa para o visitante quando também é boa para o residente. Algumas Cidades já implantaram e fazem a correta Gestão do City Marketing mantendo as conquistas, valorizando e continuando com as realizações. Outras Cidades não sabem, não acreditam e não querem aplicar os conceitos.

Ainda existem Cidades que querem desenvolver e não possuem recursos financeiros, humanos e materiais. É a realidade como ela é. Preparar a Cidade para atrair investidores é um grande desafio e passa por algumas etapas fundamentais, a saber:

1. Fazer um diagnóstico da situação atual: Quais as necessidades das comunidades locais? Queremos visitantes? Quais os impactos positivos e negativos dos investimentos e dos fluxos de visitantes?

2. Definir suas vocações econômicas, culturais e sociais de acordo com a comunidade;

3. Definir Políticas Públicas para 12 anos (três Gestões Municipais);

4. Compartilhar as prioridades com a iniciativa privada e a comunidade ;

5. Definir Estratégia a ser utilizada;

6. Elaborar Planejamento Estratégico para 4, 8, 12 anos;

7. Determinar orçamentos públicos e parcerias privadas para atingir objetivos anuais;

8. Elaborar Cronogramas de Atividades que possam ser realizados independentes das mudanças dos Gestores públicos e com as parcerias privadas;

9.Avaliações contínuas;

10.Atualizações constantes.  Naturalmente, todos Gestores procuram melhores resultados.

O fenômeno turístico, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os Municípios, Estados e Países. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento de Cidades por conta da qualidade de vida que proporciona à população local.

Convém salientar que o fenômeno turístico deve ser entendido para que as etapas intispensáveis possam ser realizadas, respeitando-se principalmente as culturas locais e  o meio ambiente. Por ser complexo e transversal, o fenômeno turístico utiliza-se dos mais diversos conhecimentos humanos com a proposta de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e momentos felizes para os visitantes.

São pessoas que recebem pessoas com gentileza e respeito. Caso não seja possível atingir a proposta. é melhor não insistir porque  gera frustrações para todos os envolvidos.

O City Marketing realizado profissionalmente pode contribuir nas ações no mercado com responsabilidade, ética e bons resultados. Será? São reflexões. Respeitam-se todas a opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

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