Paralelo 29

Dia do hoteleiro e do restauranteiro

Foto: Divulgação

ABDON BARRETO FILHO – Economista e Mestre em Comunicação Social

O “Dia do Hoteleiro” é comemorado em 9 de novembro desde 1936, quando foi criado durante o I Congresso Nacional de Hotelaria, realizado no Rio de Janeiro.

A iniciativa tinha como objetivo defender os direitos dos hoteleiros e nessa mesma data foi fundada a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Logo, ABIH pode ser considerada como a mais antiga entidade empresarial do sistema de hotelaria e turismo do Brasil.

Em 11 de maio de 2006, a data foi incluída no Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, em todo o território nacional, o “Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro” é comemorado pelos responsáveis legais e operacionais dos hotéis, resorts, albergues, entre outros meios de hospedagens, assim como, os responsáveis legais e operacionais dos restaurantes.

Além disso, as entidades representativas das categorias também comemoram em parcerias com as Escolas de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, através dos seus dirigentes, professores e acadêmicos. Convém destacar que nas formações profissionais existem aulas preparatórias e especializações, com técnicas de gestões operacionais, táticas e estratégicas seguindo os padrões internacionais.

O planejar, organizar, dirigir e controlar as ofertas e demandas dos serviços de hospedagens, alimentos e bebidas, organizações de eventos, entre outros, disponibilizados 24 horas por dia, 7 dias por semana. São trabalhos técnicos e exigem comprometimentos e disciplinas de todos os envolvidos.

São destaques nos profissionais que trabalham nos meios de hospedagens e nos restaurantes a vontade de servir e o bom humor, e, em alguns setores, os domínios de outras línguas para atendimentos de consumidores estrangeiros.

Muitos jovens iniciam suas atividades profissionais nos hotéis , geralmente nos seus primeiros empregos e com as possibilidades de formarem sólidas carreiras nas empresas em que trabalham.Com o mercado cada vez exigente e seletivo, quando o consumidor quer “ o melhor, aqui e agora”, os profissionais dos segmentos devem estar comprometidos em atender e encantar os clientes , utilizando as tecnologias disponíveis e com a segurança indispensável.

As comemorações destacam e valorizam os profissionais que fazem as opções por importantes serviços do bem receber e da alimentação fora do lar. No Turismo Receptivo, são fundamentais os serviços profissionais dos hoteleiros e restauranteiros que podem garantir as boas experiências para os visitantes.

Em algumas Cidades, os serviços disponíveis dos hoteleiros e restauranteiros podem criar diferenças inesquecíveis. Os serviços podem ser transformados em indicações para outros consumidores ou não, dependendo dos profissionais envolvidos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!