O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher é celebrado em 25 de novembro, e essa foi a data escolhida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para inaugurar a sede do Centro de Referência da Mulher (CRM) de Santa Maria. Confira aqui a matéria completa produzida pela jornalista Joyce Noronha, que integra a Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria.
A solenidade, nessa sexta-feira, ocorreu em duas etapas, a primeira foi com ato de abertura e palestra com a representante do Departamento de Políticas Públicas das Mulheres do Estado, Carolina Rodrigues, no Espaço W do Itaimbé Palace Hotel.
O Centro de Referência fica na Rua Doutor Pantaleão, 200, Centro, e será coordenado pela secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Anamaria Lima.
Inicialmente, a equipe terá uma psicóloga, uma assistente social, estagiários do curso de Direito Faculdade Palotina (Fapas) na assistência jurídica e uma recepcionista.
Os atendimentos serão realizados na sede do CRM (Rua Doutor Pantaleão, 200 – Centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
O espaço também conta uma brinquedoteca para que as mulheres que procuram o serviço acompanhadas dos filhos tenham uma área para ficar enquanto aguardam atendimento. O CRM fica em frente ao Setor Especializado de Saúde da Mulher (Rua Doutor Pantaleão, 165 – Centro).
As mulheres poderão buscar diretamente o Centro de Referência da Mulher, ou serem encaminhas ao local por qualquer outro serviço público de atendimento à mulher.
No CRM elas serão acolhidas com atendimento psicossocial e de saúde, e, se necessário, serão encaminhas a outros serviços, como Deam, atendimento médico, conforme avaliação.
O Centro de Referência da Mulher receberá R$ 65 mil do Estado por ano, para manter os serviços em funcionamento. Também serão investimentos pelo Executivo Municipal, cerca de R$ 180 mil por ano.
A aprovação de Santa Maria à Rede de Proteção da Mulher RS está diretamente ligada ao fato de a cidade contar com instituições e demais serviços consolidados, como a Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a casa de acolhimento e outros equipamentos.
O Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria é composto pela Prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito, da Controladoria Geral do Município e das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Também integram o projeto o Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/RS e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)