CUCA VICEDO – COMENTARISTA DE CINEMA
O primeiro PANTERA NEGRA (2018) foi um verdadeiro arraso!!! Além de ter alcançado uma bilheteria extraordinária (1,344 bilhão de dólares), foi um marco histórico no Cinema: o primeiro filme protagonizado, dirigido e produzido por negros em que todos eram cientistas, reis e rainhas, príncipes e princesas, guerreiros e guerreiras em um mundo evoluído, inteligente, sábio e de respeito.
Nada parecido com as histórias em que o povo negro se acostumou vendo no cinema, como servos, coadjuvantes, marginais e todo tipo de desrespeito a inteligência e história de um povo que parecia ter só a escravidão como fato de vida.
O Rei T´Challa entrou no panteão dos grandes super heróis e se tornou um dos personagens mais respeitados da MARVEL. Não só isso, mas um dos mais queridos também, tudo pela simpatia e humildade de seu protagonista Chadwick Boseman, que estava em plena ascenção de sua estrela como ator e, que, infelizmente foi precocemente tirado do cenário por sua enfermidade.
Uma grande perda, com certeza, porque ele começava a mostrar um talento sensacional em filmes como JAMES BROWN (2014), DESTACAMENTO BLOOD (2020), 42 A HISTÓRIA DE UMA LENDA (2013) E A VOZ SUPREMA DO BLUES (2020) que lhe rendeu uma indicação póstuma ao Oscar.
A morte de seu protagonista deixou um vazio muito grande a ser preenchido na sua sequência, e Pantera Negra 2: Wakanda Forever perdeu sim aquela magia que o primeiro filme conquistou.
A Disney levou tempos para achar a solução com a perda irreparável de seu protagonista, sem colocar um substituto, o que, certamente, não seria bem aceito pela audiência, e a sucessão óbvia foi confirmada na história.
Mesmo alcançando bons índices na bilheteria ainda não chegou a grandiosidade do primeiro filme, afinal, aquele foi um marco na história do cinema e deu origem a outras histórias semelhantes, dentre elas, ADÃO NEGRO(2022), com Dwayne Johnson, e MULHER REI (2022). com Viola Davis. que traz agora a versão feminina de uma mesma história de guerreiros.
É o empoderamento da mulher em ação. Mas a preocupação aqui é outra e fica por conta do fato que poucas pessoas foram conferir essas estreias grandiosas, e, assim como THOR: AMOR E TROVÃO, aguardaram a estreia no streaming para conferir a atração.
Se os últimos grandes blockbusters estão perdendo o grande público que conquistaram na tela grande, como recuperar essa audiência para o cinema agora depois que os streamings dominaram no pós pandemia???
As grandes estreias cinematográficas deste ano não tiveram o público que seus produtores imaginavam. PANTERA NEGRA II era uma das grandes esperas do público Marvel, que perdeu muitos pontos na fase 4, com filmes que nada acrescentaram como a fase 1 e, ainda, perderam para as séries que forraram o streaming usando personagens importantes para chamar a atenção, enquanto os protagonistas nada mais são do que adolescentes e crise de identidade. Versão mais cara do Tik Tok. Agora é aguardar o cinema dar uma renovada e a volta por cima. Assim esperamos.