Paralelo 29

A maestria do processo

Foto: Rovena Rosa, Agência Brasil

FABIO S. VASCONCELOSDESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA

O que distingue os líderes INOVADORES de outras pessoas é, em geral, algo surpreendentemente simples. Sempre que aprendemos uma habilidade, não raro chegamos a um ponto de frustração. Aliás, quanto mais conhecimento se detém, mais frustração se acumula… Nesse momento se busca novas habilidades para novos e mais complexos desafios.

Pessoas que são bem-sucedidas na vida que tiveram na juventude a experiência de terem dominado alguma habilidade (esportiva, musical, linguística, ou qualquer outra coisa), quando estão em dúvida, as lembranças da experiência passada vêm à tona.

Enchendo-se de confiança no PROCESSO. Isso faz elas PERSISTIREM, ao passo que as outras desaceleram e entregam os pontos. A diferença então não é apenas uma questão de persistência, e sim de CONFIANÇA e CRENÇA NO PROCESSO.

O TEMPO é o ingrediente fantástico, quando se trata de dominar uma habilidade. Se uma prática prossiga em nível constante, ao longo de semanas, certos fatores irão contribuir para a forja da habilidade. Aos poucos, toda a habilidade é internalizada, como parte do sistema nervoso.

A MENTE não mais se perde nos detalhes e passa a ver o cenário em um panorama mais amplo. É uma sensação milagrosa, e a prática o levará a esse ponto, não importa o nível de talento.

Por isso existe uma verdade irrefutável no processo: CONHECIMENTO – PRÁTICA – REPETIÇÃO.

Os únicos impedimentos verdadeiros para chegar ao resultado inovadores são as CRENÇAS EQUIVOCADAS E EMOÇÕES FRAGILIZANTES (pessimismo, monotonia, pânico, frustração, insegurança). Não há como suprimir essas emoções; elas são inerentes ao processo e são experimentadas por todos, até mesmo pelos Mestres. Então o que fazer?

Acreditar no PROCESSO. O pessimismo evapora quando se entra no ciclo do conhecimento. O pânico vai embora depois de repetidas as práticas. A frustração aparece como um sinal de progresso – indício de que a mente está processando a COMPLEXIDADE e exige mais prática.

Tendo convicção de que tudo isso acontece com o respeito à magia do tempo, o indivíduo permitirá o avanço do processo natural de seu APRENDIZADO e tudo o mais se transforma em resultados virtuosos. Assim, as inseguranças do futuro se transformam em autoconfiança quando se conquista a MAESTRIA do processo.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!