Paralelo 29

Filmes de Natal

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA

Essa época do ano, em que todos fazem um balanço de vida e na esperança de um futuro melhor, sempre representou um período de emoções “a flor da pele”, por isso os principais lançamentos no cinema eram nesta época, ou início de ano letivo.

Quando a família se reúne e divide sentimentos. Mas o que pode oferecer uma boa história de Natal? Muita emoção, é claro!
O clássico dos clássicos conta a história de um James Stewart querido e amado por todos que se desilude e pensa como a vida das pessoas seria melhor se ele não existisse, e Deus envia um anjo para mostrar como ele foi importante para todas as pessoas de uma cidade.

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946), mostra como alguém “do bem” é valoroso na vida de todos e, que a família e amigos verdadeiros, são tudo que precisamos. Uma das mais lindas mensagens de Natal.


A NOVIÇA REBELDE(1965) baseado em uma história real, mostra uma noviça cantora, Julie Andrews, que canta e encanta pai e filhos numa época em que o Nazismo era derrotado pela esperança e amor de uma família fugindo de sua maldade. Esse filme foi considerado um dos que mais faziam as pessoas felizes após assistir, cientificamente comprovado.


A inveja e como as pessoas gostariam de ser outras, traz uma comédia que marcou sua geração e mostra como nem sempre podemos trair e mentir sem receber de volta tudo o que fazemos. TROCANDO AS BOLAS(1983) mostra aposta de dois milionários em arruinar um burguês certinho por um malandro das ruas, sucesso de Dan Aykroyd e Eddie Murphy juntos.


O conto de Natal de Charles Dickens sobre SCROOGE, o homem amargo e avarento, que tem sua vida avaliada em uma véspera de Natal por 3 anjos do passado, do presente e do futuro, teve várias versões e a moral permanece intacta, mesmo a pior das pessoas, a mais egoísta possível, pode ser perdoada ao se redimir e fazer o bem. E, claro, tem ainda o personagem que detesta o Natal, O GRINCH (2000) traz Jim Carrey se sensibilizando e aceitando que seu problema foi a falta de amor.


Filmes de Natal sem crianças é impossível e, nos anos 90 outro tipo de clássico tomou conta das bilheterias e das sessões de Natal até hoje: ESQUECERAM DE MIM (1990) traz o tema do amadurecimento precoce das crianças e o excesso de responsabilidade em tom de comédia. Nasceu, literalmente, uma estrela e o menino Macaulay Culkin deu um show de interpretação, roubando a cena de todos os adultos imaturos, irresponsáveis e sem moral do filme.

O filme mudou o formato e público futuro dos cinemas, filmes e atuais streamings aonde a garotada toma conta da cena e “arrebenta” nas cenas de ação. A interferência dos videogames aumentou e, a nova forma de interagir com o público também.


Outra comédia de Natal, comum elenco espetacular, mexe com a mensagem que você pode encontrar o amor nos gestos mais simples e nas pessoas mais diferenciadas possíveis, SIMPLESMENTE AMOR (2003) traz um Hugh Grant, como um Primeiro Ministro do Reino Unido, dançarino e apaixonado.


Neste ano as estreias de Natal se concentraram em pancadaria, Adão Negro e Mulher Rei trouxeram muita ação, briga, guerra, luta, vingança e muito pouca sensibilidade. Até papai Noel vai vir numa versão pancadaria NOITE INFELIZ com o ator de Strangers Things, David Harbour, vai ser a novidade dos streamings. Foi o tempo das mensagens positivas. Mesmo assim, FELIZ NATAL a todos!!

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn