Pela segunda semana consecutiva, o Balneário Distrito de Ernesto Alves, no Rio Jaguarizinho, em Santiago, aparece na lista de pontos de banho não recomendados para frequentadores. Os outros nove balneários da Região Central monitorados pelo governo do Estado continuam recomendados.
No segundo boletim do Projeto Balneabilidade desta temporada divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Feipam), há 10 pontos impróprios para banho de um total de 90 locais monitorados. Em Pelotas, nenhum ponto analisado apresenta condições de balneabilidade.
O outro balneário reprovado no teste da qualidade da água nesta semana é o São Jerônimo, que fica na Praia do Encontro, no Rio Jacuí.
BALNEÁRIOS DA REGIÃO DE SANTA MARIA
TODOS OS BALNEÁRIOS DA REGIÃO MONITORADOS PELA FEPAM
- Cacequi – Balneário São Simão (Rio Santa Maria)
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling
- Mata – Balneário de Mata (Rio Toropi)
- Nova Palma – Balneário Nova Palma, Rio Soturno
- Restinga Seca – Balneário das Tunas (Rio Vacacaí)
- Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas (Rio Santa Maria)
- Santa Maria – Balneário Passo do Verde (Rio Vacacaí)
- Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves (Rio Ibicuí)
- São Francisco de Assis – Balneário Poço das Pedras, Arroio Inhacundá
- São Francisco de Assis – Balneário de Jacaquá, Rio Ibucuí
- São Vicente do Sul – Balneário Passo do Umbu, Rio Ibicuí
- Apenas o balneário Ernesto Alves de Santiago não passou no teste da água desta semana, sendo a segunda vez consecutiva que esse local não é recomendado para banho
• Clique aqui para conferir a planilha completa
RECOMENDAÇÕES AOS VERANISTAS
• A recomendação da Fepam aos banhistas é que se entre na água apenas em local com condição própria para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes a doenças transmitidas por água contaminada
• Além disso, evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação
• Evite entrar na água em períodos de cheia dos rios, quando o leito está fora do seu curso normal, em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgotos domésticos
• Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde
Locais devem ter avisos sobre a condição da água
Os dados das análises das águas são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até o dia 24 de fevereiro de 2023.
Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.
Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fundação em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários abrangidos pelo programa.
(Com informações da Fepam – Governo do RS)