Paralelo 29

Um paradigma mais promissor para a era digital

Foto: Canva.com

FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA

Qual o modelo de aprendizagem mais adequado ao sistema de produção atual? Na Idade Média, no período da gênese da formação do CAPITALISMO MODERNO e por força da necessidade de qualificar a produção intelectual, apareceu o primeiro sistema de aprendizagem, sob condições bem determinadas pelo poder religioso.

Em seguida surgem as ACADEMIAS no século XVI, para atender aos interesses da nobreza, porém inicialmente não são institucionalizadas. No século XVII, o aprendizado se caracterizou pela busca da institucionalização, elaborado por normativas para questões como: obrigatoriedade, programas, níveis e métodos. Kant e Rousseau foram os PENSADORES deste período que influenciaram decisivamente no processo de retirada da influência religiosa no Estado.

Posteriormente, com o surgimento da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, esse modelo se tornou em grande parte superado, mas a ideia inicial sobreviveu na forma de aprendizagem.

Atualmente, estamos na ERA DIGITAL, com os computadores e celulares dominando quase todos os aspectos da vida pessoal e profissional. Embora as condições atuais influenciam de muitas maneiras o conceito de APRENDIZAGEM, seria um modelo de “APROPRIAÇÃO CONTÍNUA de conhecimento” que poderia oferecer um paradigma mais promissor para essa nova era.

Nesse modelo, o objetivo é aprender tantas quantas habilidades possíveis, relacionadas com as circunstâncias, mas também relacionadas com os interesses mais profundos do ser humano. Isso distancia o indivíduo daquilo que chamamos de “carreira predeterminada”.

Mesmo não tendo convicção sobre onde tudo isso o levará, ele aproveita ao máximo a abertura das informações, e todos os CONHECIMENTOS E HABILIDADES à sua disposição.

Quando você estiver pronto para começar algo novo e aprender algo desafiador, as ideias e OPORTUNIDADES sem dúvida surgirão. Mas quando isso acontecer, todas as habilidades que
você acumulou se revelarão inestimáveis.

Lembre-se que na Era Digital, quem segue um ÚNICO CAMINHO RÍGIDO, escolhido outrora, frequentemente se vê em um impasse, quase sempre se sentindo sufocado pela “monotonia”… O momento exige mais!

Compreenda e abrace esse conceito de aprendizagem que aponta para a APROPRIAÇÃO CONTÍNUA DO CONHECIMENTO, expandindo as possibilidades à medida que se envelhece…

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn