Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria fiscaliza piscinas e balneários

Foto: Facebook CR Dores

A Prefeitura de Santa Maria começou na segunda-feira (26) um cronograma de fiscalização em balneários e clubes recreativos do município para verificar a qualidade da água e questões relacionadas à limpeza de piscinas e locais de banho. A vistoria deverá ser encerrada na sexta-feira (30).

A ação é desenvolvida pela Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa tem parceria com Programa Vigiágua, responsável pela fiscalização da água de abastecimento para consumo humano.

“Nosso foco é nos clubes com piscinas, balneários e afins. Com a estiagem e o calor intenso, o risco de intoxicação e contaminação por alimentos e água aumenta muito. A expectativa é que, nesta semana, façamos a inspeção de cerca de 20 locais aqui do Município”, pontua o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb.

A fiscalização tem duas equipes, com três servidores em cada uma delas, circulando pelos balneários e clubes com piscinas de Santa Maria.

Na segunda-feira, a maioria dos locais estava fechada. Nesta terça (27), os fiscais foram até espaços recreativos dos distritos e até a sede de um clube com piscina. Os espaços visitados até esta terça estavam em regularidade com a vigilância sanitária.

A fiscalização sanitária abrange a verificação das condições de água para banho de piscina e rios e, também, das instalações oferecidas ao público e as que são utilizadas para manipulação e armazenamento de alimentos, como instalações sanitárias, serviços de alimentação, cozinhas, comércio de alimentos, fontes de água para consumo humano, limpeza de reservatórios e demais estruturas. Também são fiscalizadas as atividades econômicas oferecidas nesses locais sujeitas à vigilância sanitária.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn