A Prefeitura de Santa Maria anunciou que irá decretar situação de emergência no município por conta da estiagem. A assinatura do decreto será nesta quinta-feira (29), às 10h, no Gabinete do Prefeito.
Até o momento, 24 municípios gaúchos decretaram ou irão decretar situação de emergência, conforme o governo do Rio Grande do Sul, sendo que nove deles pertencem à Região Central ou estão na área de abrangência de Santa Maria.
Para mais informações sobre a estiagem que já assola municípios do Rio Grande do Sul, confira: https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem.
MUNICÍPIOS QUE JÁ PEDIRAM AJUDA
AGUDO – Região de Santa Maria
BENJAMIN CONSTANT DO SUL
CERRO BRANCO
CERRO GRANDE
CRISTAL DO SUL
CRUZ ALTA – Região de Santa Maria
HERVAL
JARI – Região de Santa Maria
JÚLIO DE CASTILHOS – Região de Santa Maria
LIBERATO SALZANO
MAÇAMBARÁ
MANOEL VIANA
PALMITINHO
PINHAL
REDENTORA
ROLADOR
SANTA MARIA – Região de Santa Maria
SÃO GABRIEL – Região de Santa Maria
SÃO MARTINHO DA SERRA – Região de Santa Maria
SÃO PEDRO DAS MISSÕES
TOROPI – Região de Santa Maria
TUPANCIRETÃ – Região de Santa Maria
Tupanciretã foi o primeiro a decretar emergência
Tupanciretã foi o primeiro a protocolar pedido de reconhecimento da situação de emergência no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). O encaminhamento foi em 1º de dezembro.
O processo de Tupanciretã já foi concluído: o governo do Estado e o governo federal reconheceram a situação de emergência, o que torna o município apto a solicitar recursos para atender a população atingida, sobretudo no meio rural.
As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura. Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e com as temperaturas se elevando, existe a possibilidade do agravamento da situação de estiagem.
A Defesa Civil do RS produziu uma série de materiais informativos para auxiliar a população e os gestores municipais a lidarem com a situação de emergência por conta da estiagem no Estado. Entre as recomendações, uma das principais é a utilização consciente de água por toda a população.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
• Não lavar a calçada e nem o carro
• Evitar desperdícios em geral
• Evitar banhos demorados
• Molhar as plantas somente com o regador
Santa Maria distribui água em distritos e bairros
Conforme boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (23), com dados da Defesa Civil Municipal, quase mil santa-marienses dependem de água potável nos nove distritos de Santa Maria e em cinco bairros do município. Atualmente, são 121 pontos de distribuição de água e 349 famílias atendidas. Confira aqui material publicado no site da Prefeitura de Santa Maria.
(Com informações do governo do RS e da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)