Paralelo 29

Eventos inovadores ampliam fluxos de visitantes

Romaria da Medianeira 2022, Santa Maria/Foto: João Alves, SEC, PMSM

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

O fenômeno turístico é uma fonte inesgotável de uma série de oportunidades. Seja na estruturação da oferta turística; na delimitação do bem e/ou serviço a ser oferecido; na qualificação para atender a demanda; no apoio ou realização da promoção; no apoio ou na comercialização e na avaliação constante.

Na realidade, não existem barreiras para as entradas nos competitivos mercados do Turismo nacional e internacional. Seguindo a sequência lógica do planejamento, organização, gestão e controle, qualquer iniciativa pode ter sucesso, desde que atenda à demanda.

As ameaças são identificadas quando o “deveria ser“ cria ilusões para muitos empreendedores ou apaixonados pelo Turismo. Vivemos em uma Economia de Mercado onde as realidades dos fatos destroem as boas ou más intenções.

Considerando-se a estruturação da oferta turística, observa-se que os investimentos são fundamentais para delimitar aquilo que será oferecido, principalmente nos acessos aos núcleos receptores e nos serviços locais receptivos, entre outros. No caso dos eventos, as possibilidades podem ser ampliadas com criatividade e usabilidade, gerando inovações capazes de atraírem visitantes.

Naturalmente, uma boa ideia, devidamente desenvolvida profissionalmente pode trazer bons benefícios para seu criador e ao grupo integrante. Observa-se que muitos Municípios utilizam seus eventos para promoverem seus aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços, através de comemorações diversas.

Existem eventos vinculadas às estações do ano e às produções locais, com a agricultura, pecuária, incluindo máquinas e equipamentos vinculados. Existem eventos religiosos; artísticos, incluindo apresentações musicais, teatrais e danças, sem esquecer os eventos profissionais diversos, grandes destaques no Turismo Urbano.

Convém destacar que um Calendário Anual de Eventos pode contribuir na promoção do Destino Turístico, gerando fluxos específicos e ampliando as possibilidades para o “antes” e o “depois” das suas realizações, em áreas urbanas ou rurais.

Portanto, no caso que o Município pretenda ingressar no mercado turístico, uma boa alternativa é elaborar, qualificar e promover seus eventos locais atraindo visitantes, completando os aspectos positivos identificados, principalmente no bem receber da sua comunidade.

Além disso, os eventos inovadores criam demandas e aumentam fluxos de visitantes nas quatro estações do ano. Pode-se concluir que o Turismo, os Eventos e a Inovação, com transversalidade e profissionalismo, estão juntos na criação, aperfeiçoamento, adequação, captação, parceria e produção conjunta   criando   novas oportunidades.

A inovação gera notícias e mídia espontânea, atraindo interessados no evento e no núcleo receptor, aumentando os fluxos de visitantes. É assim no mundo todo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso. 

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!